Baixe as atividades que preparamos especialmente para trabalhar o tema Dia e Noite 🌞🌜
Para fazer o download das atividades em pdf 👉 clique aqui.
Confira o vídeo sobre o tema no nosso canal no Youtube:
No blog Alfabrinca você encontrará conteúdos como: atividades para uso em sala de aula, tarefa para casa, fichas de leitura e sequências didáticas voltadas para Educação Infantil, Alfabetização e Ensino Fundamental - Anos Iniciais.
Baixe as atividades que preparamos especialmente para trabalhar o tema Dia e Noite 🌞🌜
Para fazer o download das atividades em pdf 👉 clique aqui.
Confira o vídeo sobre o tema no nosso canal no Youtube:
O ECA foi criado para garantir que crianças e adolescentes
tenham asseguradas por lei as condições necessárias para o seu desenvolvimento.
Criança é a pessoa que tem até 12 anos de idade e
adolescente é a pessoa até 18 anos de idade.
Vamos conhecer alguns dos principais direitos das crianças e dos
adolescentes garantidos pelo ECA?
- É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados
pelas autoridades sanitárias
- A
criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como
pessoas humanas em processo de desenvolvimento:
- A criança e o adolescente têm direito à liberdade de: opinião e expressão; crença e culto religioso; brincar, praticar esportes e divertir-se; participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação; buscar refúgio, auxílio e orientação.
- A criança e o adolescente têm o direito de ser educados e cuidados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel.
- É direito da criança e do adolescente ser criado e educado por
sua família, ou por uma família substituta, em um ambiente que garanta seu
desenvolvimento integral.
- A
criança e o adolescente ao acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua
residência.
- É proibido qualquer trabalho aos
menores de quatorze anos de idade. A partir dos 14 anos, o adolescente pode
exercer a função de aprendiz:
- O adolescente aprendiz tem direitos trabalhistas e não pode executar
trabalhos perigosos, durante a noite ou em horários que prejudiquem sua ida à
escola.
O Estatuto da Criança e do Adolescente institui muitos outros direitos às crianças e aos adolescentes, vale a pena conferir o documento na íntegra 👉 clique aqui.
O importante é deixar claro que este Estatuto garante
os direitos, mas todas as pessoas também têm deveres a cumprir! E as crianças e
os adolescentes não ficam de fora, hein?
Esta comemoração foi criada para ressaltar a importância de
se respeitar e proteger os animais, sejam eles domésticos ou selvagens.
Há muitos animais que estão ameaçados de extinção, isto é,
estão prestes a deixar de existir. E isso acontece por vários motivos,
incluindo as queimadas e o desmatamento.
Você sabia que o lobo-guará, a onça pintada e a arara azul
correm risco de desaparecer? Será muito triste se isso acontecer, não é mesmo?!
Outros animais, principalmente, cães e gatos, apesar de não
correrem risco de extinção, sofrem maus tratos e, muitos deles, são abandonados
nas ruas.
Por isso, a existência de uma data que promove a reflexão e
o respeito para com os animais é muito importante!
Viva o dia 04 de outubro!
Viva o dia mundial dos animais!
Baixe gratuitamente o Alfabeto dos animais:
A Amazônia é a região de maior biodiversidade do planeta Terra.
Ela abriga a maior floresta tropical do mundo, a floresta amazônica.
A Amazônia tem mais de 4 milhões de quilômetros quadrados de
extensão, e está dividida entre 9 países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana
Francesa, Paraguai, Peru, Suriname e Venezuela.
Infelizmente, a Amazônia vem sendo devastada por queimadas e
desmatamentos.
O Dia da Amazônia, comemorado em 05 de setembro, é um dia de
reflexão e conscientização de todas as pessoas para a importância da
preservação da Amazônia. E entre as razões dessa importância estão:
- a Amazônia está presente em 9 estados do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins
e parte do Maranhão e do Mato Grosso;
- a Amazônia abriga o maior rio em extensão e em volume de
água do mundo: o Rio Amazonas;
- na Amazônia são encontradas variadas espécies de plantas
utilizadas na fabricação de muitos medicamentos;
- as árvores da Floresta Amazônica filtram o ar e reduzem os
níveis de poluição;
- a Amazônia é o habitat de animais como o boto cor de rosa,
o peixe boi e a onça pintada.
Viu só quantos motivos tornam a Amazônia muito importante
para toda a humanidade?
É por isso que o dia 05 de setembro é importante e merece
ser comemorado!
Viva o dia 05 de setembro!
Viva a Amazônia!
Confira o vídeo que preparamos especialmente para comemorar esta data clicando aqui.
No dia 22 de setembro é comemorado o Dia mundial sem carro!
Comemorado primeiramente na França em 1997, o Dia Mundial sem carro foi aos poucos sendo comemorado por muitos outros países do mundo todo. No Brasil, a data passou a ser comemorada no ano de 2001.
O objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre os impactos da utilização dos carros no meio ambiente.
Com o aumento da quantidade de carros circulando nas
ruas, mais combustíveis são consumidos e mais poluentes são emitidos na
atmosfera. Além disso, a maior quantidade de carros acarreta mais trânsito, o que
dificulta a mobilidade.
A intenção do
Dia Mundial sem carros é chamar a atenção de motoristas para o uso de meios
alternativos de locomoção como o uso da bicicleta, por exemplo.
É claro que nem sempre é possível substituir o carro por uma bicicleta pois isso depende de muitos fatores, inclusive a existência ou não de ciclovias para que esta locomoção seja segura mas, em muitos casos, o carro pode sim ser substituído por ela, ou até mesmo por uma caminhada.
Quantas vezes, vemos as pessoas
utilizando o carro para percorrer uma curta distância, que poderia ser feita
até mesmo a pé, não é mesmo?
Além dos
benefícios que já citamos, a substituição de carros por outros meios de
locomoção, podem inclusive, promover a atividade física das pessoas,
contribuindo assim, na melhoria da saúde de todas elas.
Viu só como
comemorar o Dia Mundial sem carro é importante?
Viva o Dia 22
de setembro!
Assim como acontece nas Olimpíadas, os Jogos Paralímpicos ou Paralimpíadas são competições entre atletas de alto nível. A diferença é que nas Paraolimpíadas esses atletas têm algum tipo de deficiência.
As Paralimpíadas acontecem de quatro em quatro anos, no mesmo
local onde aconteceram as Olimpíadas. Acompanhamos recentemente as Olimpíadas de Tóquio, no Japão; as competições paralímpicas começarão
alguns dias após o término das olimpíadas na mesma cidade.
Primeira Paralimpíada
A primeira Paralimpíada aconteceu na cidade de Roma, na Itália, em 1960.
Participaram das competições 400 atletas de 23 países do
mundo todo.
Símbolo
Este é o símbolo das paraolimpíadas:
Ele é composto por três agitos. O agito significa “eu me
movo” em latim.
As cores foram escolhidas por estarem presentes na maioria
das bandeiras dos países do mundo.
Esportes
Os ganhadores das competições recebem medalhas:
De bronze para o 3º lugar;
De prata para o 2º lugar
E o primeiro recebe a medalha de ouro.
Mascotes
As Paralimpíadas têm um mascote.
Nas Paralimpíadas de 2016, acontecidas no Rio de Janeiro, o mascote foi Tom. Ele representava a flora brasileira e
seu nome foi uma homenagem ao músico brasileiro Tom Jobim.
O mascote das Paralimpíadas de Tóquio 2020, é a Someity. Ela foi baseada em uma famosa árvore japonesa, a
cerejeira. E seu nome significa “ muito poderosa”.
Os atletas
paralímpicos são exemplos de superação e força. E transformaram as Paralimpíadas
no segundo maior evento esportivo do mundo.
Vamos acompanhar as competições e torcer muito por todos os paratletas brasileiros, exemplos de força e garra!
Os passos do frevo são inspirados na capoeira.
A sombrinha colorida é um símbolo do frevo e é muito usado
pelos dançarinos. Elas trazem um colorido especial à dança e ajudam os
dançarinos a ter equilíbrio para executar passos que mais parecem acrobacias.
O trombone, o trompete, o saxofone e a tuba são instrumentos
muito usados para tocar o frevo.
O frevo é o ritmo que agita e atrai turistas do mundo
inteiro todos os anos no carnaval, principalmente, nas cidades pernambucanas de
Recife e Olinda.
O dia nacional do frevo foi criado para celebrar essa manifestação cultural brasileira, que por conta de sua importância, foi transformada em 2012 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, a Unesco, em Patrimônio da Humanidade.
👉Sequência didática para o trabalho com o tema Frevo: Confeccionar uma sombrinha
Relações com a BNCC
Disciplina: Artes
Unidade temática: Artes integradas
Objeto de conhecimento: Patrimônio cultural
Habilidade: (EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e
imaterial, de culturas
diversas, em especial a
brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de
diferentes épocas, favorecendo
a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes
linguagens
artísticas.
Materiais
necessários:
Molde impresso (faça o download em pdf clicando aqui.)
Lápis de cor e/ou
canetinhas coloridas
Lantejoulas
Glitter
Tesoura
Cola branca
Cola quente
Canudo de papel ou
palito de churrasco encapado para o cabo
Passo 1: Imprimir e
distribuir os moldes aos alunos.
Passo 2: Solicitar
aos alunos que pintem o molde com cores distintas. Pode-se sugerir as cores da
bandeira do estado de Pernambuco: azul, verde, vermelho e amarelo.
Passo 3: Após a
pintura, pode-se enfeitar a sombrinha com lantejoulas e/ou glitter.
Passo 4: Após a secagem, orientar o recorte nas linhas
externas do molde.
Passo 5: Realizar a dobra do molde nas linhas contínuas.
Passo 6: Orientar a colagem da sombrinha (“Passe cola aqui” no
molde).
Passo 7: Depois da parte superior pronta, é só colar o cabo
no centro da sombrinha com cola quente.
Pronto! Agora é só brincar e ensaiar alguns passos de frevo.
Relação de vídeos com o tema Frevo para
Alunos:
- O frevo do Quintal da Cultura. TV Cultura. Duração: 1
min.17s.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jKBDR8JAMjA
Acesso em 24 ago. 2021.
- Seleção Frevos de Pernambuco. Mistura de Ritmos. Duração:
52min 35s.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=034sH80VVfs
Acesso em 24 ago. 2021.
Professores:
- Documentário Frevo – Parte 1. Iphan. Duração: 7min 13s.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GXX07qbl7Vg
Acesso em 24 ago. 2021.
- Documentário Frevo – Parte 2. Iphan. Duração: 8min 38s.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A6o57BcRGyU
Acesso em 24 ago. 2021.
Em 1967, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Mundial
da Alfabetização a ser comemorado todos os anos no dia 08 de setembro.
Esta data é um dia de reflexão e debates sobre a importância da Alfabetização
para o desenvolvimento social e econômico mundial.
Alfabetização, segundo MORAIS e ALBUQUERQUE, 2007, p. 15, é o
processo de aquisição do conjunto de técnicas necessárias para a prática de
leitura e da escrita: as habilidades de codificação de fonemas em grafemas e de
decodificação de grafemas em fonemas, isto é, o domínio do sistema de escrita.
Artigo 26
1. Todo ser humano tem direito à instrução. A
instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A
instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será
acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.
2. A instrução será orientada no sentido do pleno
desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos
direitos do ser humano e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a
compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou
religiosos e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção
da paz.
https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos
Infelizmente, milhões de pessoas ainda não tem acesso à educação,
situação que se agravou consideravelmente com a pandemia da Covid-19.
Segundo a Unesco (Organização
das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), aproximadamente 260 milhões de crianças
não tiveram acesso à educação no ano de 2018; sendo a pobreza um dos
principais fatores geradores dessa situação.
De acordo com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância),
com o fechamento das escolas por conta da pandemia da Covid-19, em novembro de
2020, aproximadamente 1 milhão e meio de crianças e adolescentes (entre 6 e 17
anos) não realizaram atividades de forma presencial ou remota.
Para Florence Bauer, representante do UNICEF no
Brasil, “Os números são alarmantes e trazem um alerta urgente. O País corre o
risco de regredir duas décadas no acesso de meninas e meninos à educação,
voltado aos números dos anos 2000. É essencial agir agora para reverter a
exclusão, indo atrás de cada criança e cada adolescente que está com seu
direito à educação negado, e tomando todas as medidas para que possam estar na
escola, aprendendo”.
Os dados apresentados neste texto reforçam a
importância da transformação do Dia Mundial da Alfabetização em um dia de
reflexão, conscientização e valorização do tema em pauta.
Referências bibliográficas:
MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.
Alfabetização e letramento. Construir Notícias. Recife, PE, v. 07 n.37, p.
5-29, nov/dez, 2007.
https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia
Para comemorar o Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em 08 de setembro, preparamos um vídeo que já se encontra disponível em nosso canal no YouTube.
Assista, curta e compartilhe o vídeo com seus colegas e alunos clicando aqui.
O fato de estarmos inseridos em uma sociedade de cultura
letrada, isto é, onde as relações se dão a partir de código escrito,
independente de um processo bem-sucedido de escolarização, oferta uma gama
extensa de textos que circulam socialmente no cotidiano.
As crianças já nascem inseridas nesse contexto letrado e são
expostas desde muito cedo a fontes de linguagem diversas: gêneros textuais
orais e escritos, como parlendas, cantigas de roda, receitas, panfletos de propaganda,
textos de literatura infantil, entre outros. E, quando iniciam o processo de
alfabetização em uma instituição escolar são expostas, por vezes, a materiais preparados
unicamente a atender uma demanda de aprendizagem que, nem sempre, tem relação
com a realidade, muito menos utilidade social.
Para Paulo Freire, o processo de alfabetização precisa estar
relacionado ao universo em que o aluno está contido, de modo que o
desenvolvimento das habilidades de ler e escrever tenham um significado,
despertando, assim, o interesse por parte dos educandos.
Nesse sentido, por que não utilizar os textos veiculados em
meios já conhecidos pelos alunos?
Em um panfleto de pizzaria, por exemplo, pode-se trabalhar os nomes dos ingredientes que compõem as pizzas, bem como os números que compõem o preço de cada uma delas.
Este mesmo trabalho pode ser desenvolvido a partir de um
encarte de promoções de um supermercado.
Que tal simular uma ida a esse estabelecimento em sala de
aula? Entre outras atividades, os educandos podem propor a escrita dos cartazes
de preços dos produtos tendo o professor como escriba.
Outra possibilidade é trabalhar com uma carta, um
convite ou um cartão de aniversário. Trabalhar os nomes do destinatário e do
remetente pode ser uma boa opção para promover o trabalho com as letras do
alfabeto, o uso de letras maiúsculas e minúsculas; já o conteúdo da mensagem pode
ser pretexto para um trabalho de interpretação.
E as parlendas, tão usadas em brincadeiras de roda na
educação infantil? Por que não as transcrever e trabalhar esse rico gênero
textual enquanto fonte para atividades que promovam o processo de alfabetização?
A seguir, propomos uma sequência didática para o trabalho
com a parlenda “A casinha da vovó”.
Relações com a BNCC:
Práticas de linguagem:
- Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
- Escrita (compartilhada e autônoma)
Objetos de conhecimento:
- Compreensão em leitura
- Construção do sistema
alfabético/Convenções da escrita
Habilidades: (EF01LP16)
Ler e compreender, em colaboração com os colegas e
com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre
outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa
e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando
para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica,
espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação
dos sons da fala.
Materiais necessários:
quadro/lousa, pinceis ou giz coloridos (2 cores pelo menos).
Passo 1: Inicie o trabalho, transcrevendo
a parlenda “A casinha da vovó” no quadro/lousa. Nossa sugestão é ressaltar as
palavras iniciadas com a letra C com uma cor diferente.
A CASINHA DA VOVÓ
CERCADINHA DE CIPÓ
O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.
Passo 2: Questione os alunos sobre
as parlendas que conhecem. Promova a escuta respeitosa e o ato de levantar a mão
e aguardar a vez de falar.
Passo 3: Recite a parlenda “A
casinha da vovó” e pergunte se os alunos já haviam escutado anteriormente esta
parlenda.
Passo 4: Pergunte se os alunos
repararam que você escreveu a parlenda no quadro/lousa usando cores diferentes.
Por exemplo, se você usou pincel ou giz azul para escrever as palavras
iniciadas com a letra C, pergunte a eles: o que as palavras escritas na cor
azul têm em comum? Escute com atenção as hipóteses levantadas por eles e
confirme a intenção pedagógica de ressaltar as palavras iniciadas com a
consoante C.
Passo 5: Faça uma lista no
quadro/lousa com as palavras da parlenda iniciadas pela letra C: “casinha”, “cercadinha”,
“cipó”, “café”, “com”, “certeza”.
Passo 6: Questione se todos
conhecem o significado das palavras listadas e esclareça as que não forem
conhecidas.
Passo 7: Promova a leitura coletiva
dessas palavras.
Passo 8: Na sequência, pode-se estimular
a escrita das palavras listadas.
Passo 9: Como atividade de ampliação, pode-se enviar uma
atividade para casa em que os alunos recortem e colem outras três palavras que
também são iniciadas pela letra C.
Olá! Tudo bem com vocês?
Baixe fichas de atividades que estimulam a coordenação motora fina!
Para download em pdf clique aqui.
Canal Alfabrinca no Youtube: https://www.youtube.com/c/ALFABRINCAVÍDEOSEDUCATIVOS
Alfabrinca no Facebook: https://www.facebook.com/alfa.brinca/
Alfabrinca no Instagram: https://www.instagram.com/alfabrinca/reels/
Nesta postagem, trazemos um conjunto de atividades para trabalhar a consoante P e sua família silábica. A intenção pedagógica das atividades vai de encontro às habilidades descritas na BNCC, uma vez que, auxilia na identificação e reconhecimento das letras do alfabeto. Além disso, trabalha sílabas iniciais das palavras e possibilita um trabalho de identificação de semelhanças e diferenças entre as palavras.
Veja a seguir as imagens das atividades elaboradas. Ao final desta postagem, você encontrará um link para realizar o download das atividades em PDF.
- ATIVIDADE PARA IDENTIFICAÇÃO E RECONHECIMENTO DA ESCRITA DA CONSOANTE P.
Para fazer o download das atividades em PDF 👉clique aqui. 👈
😍OBRIGADA POR ACESSAR O BLOG ALFABRINCA!😍
Conjunto de atividades para trabalhar a família silábica da letra B.
Para fazer o download em pdf, clique aqui.