Em 1967, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Mundial da Alfabetização a ser comemorado todos os anos no dia 08 de setembro.
Esta data é um dia de reflexão e debates sobre a importância da Alfabetização
para o desenvolvimento social e econômico mundial.
Alfabetização, segundo MORAIS e ALBUQUERQUE, 2007, p. 15, é o
processo de aquisição do conjunto de técnicas necessárias para a prática de
leitura e da escrita: as habilidades de codificação de fonemas em grafemas e de
decodificação de grafemas em fonemas, isto é, o domínio do sistema de escrita.
A educação é um dos direitos humanos garantidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 10 de dezembro de 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas:
Artigo 26
1. Todo ser humano tem direito à instrução. A
instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A
instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será
acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.
2. A instrução será orientada no sentido do pleno
desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos
direitos do ser humano e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a
compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou
religiosos e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção
da paz.
https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos
Infelizmente, milhões de pessoas ainda não tem acesso à educação,
situação que se agravou consideravelmente com a pandemia da Covid-19.
Segundo a Unesco (Organização
das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), aproximadamente 260 milhões de crianças
não tiveram acesso à educação no ano de 2018; sendo a pobreza um dos
principais fatores geradores dessa situação.
De acordo com a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância),
com o fechamento das escolas por conta da pandemia da Covid-19, em novembro de
2020, aproximadamente 1 milhão e meio de crianças e adolescentes (entre 6 e 17
anos) não realizaram atividades de forma presencial ou remota.
Para Florence Bauer, representante do UNICEF no
Brasil, “Os números são alarmantes e trazem um alerta urgente. O País corre o
risco de regredir duas décadas no acesso de meninas e meninos à educação,
voltado aos números dos anos 2000. É essencial agir agora para reverter a
exclusão, indo atrás de cada criança e cada adolescente que está com seu
direito à educação negado, e tomando todas as medidas para que possam estar na
escola, aprendendo”.
Os dados apresentados neste texto reforçam a
importância da transformação do Dia Mundial da Alfabetização em um dia de
reflexão, conscientização e valorização do tema em pauta.
Referências bibliográficas:
MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de.
Alfabetização e letramento. Construir Notícias. Recife, PE, v. 07 n.37, p.
5-29, nov/dez, 2007.
https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia
Para comemorar o Dia Mundial da Alfabetização, comemorado em 08 de setembro, preparamos um vídeo que já se encontra disponível em nosso canal no YouTube.
Assista, curta e compartilhe o vídeo com seus colegas e alunos clicando aqui.
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