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Sequência didática: parlenda "A casinha da vovó"

Ler e escrever são habilidades básicas para adquirir conhecimentos variados, de modo que a ausência ou a deficiência no desenvolvimento dessas habilidades prejudicam a aquisição de conhecimentos nas mais diversas áreas do conhecimento.

O fato de estarmos inseridos em uma sociedade de cultura letrada, isto é, onde as relações se dão a partir de código escrito, independente de um processo bem-sucedido de escolarização, oferta uma gama extensa de textos que circulam socialmente no cotidiano.  

As crianças já nascem inseridas nesse contexto letrado e são expostas desde muito cedo a fontes de linguagem diversas: gêneros textuais orais e escritos, como parlendas, cantigas de roda, receitas, panfletos de propaganda, textos de literatura infantil, entre outros. E, quando iniciam o processo de alfabetização em uma instituição escolar são expostas, por vezes, a materiais preparados unicamente a atender uma demanda de aprendizagem que, nem sempre, tem relação com a realidade, muito menos utilidade social.

Para Paulo Freire, o processo de alfabetização precisa estar relacionado ao universo em que o aluno está contido, de modo que o desenvolvimento das habilidades de ler e escrever tenham um significado, despertando, assim, o interesse por parte dos educandos.

Nesse sentido, por que não utilizar os textos veiculados em meios já conhecidos pelos alunos?

Em um panfleto de pizzaria, por exemplo, pode-se trabalhar os nomes dos ingredientes que compõem as pizzas, bem como os números que compõem o preço de cada uma delas. 

Este mesmo trabalho pode ser desenvolvido a partir de um encarte de promoções de um supermercado.

Que tal simular uma ida a esse estabelecimento em sala de aula? Entre outras atividades, os educandos podem propor a escrita dos cartazes de preços dos produtos tendo o professor como escriba.

Outra possibilidade é trabalhar com uma carta, um convite ou um cartão de aniversário. Trabalhar os nomes do destinatário e do remetente pode ser uma boa opção para promover o trabalho com as letras do alfabeto, o uso de letras maiúsculas e minúsculas; já o conteúdo da mensagem pode ser pretexto para um trabalho de interpretação.

E as parlendas, tão usadas em brincadeiras de roda na educação infantil? Por que não as transcrever e trabalhar esse rico gênero textual enquanto fonte para atividades que promovam o processo de alfabetização?

A seguir, propomos uma sequência didática para o trabalho com a parlenda “A casinha da vovó”.

Relações com a BNCC:

Práticas de linguagem:

- Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

- Escrita (compartilhada e autônoma)

Objetos de conhecimento:

- Compreensão em leitura

- Construção do sistema alfabético/Convenções da escrita

 

Habilidades: (EF01LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

 

Materiais necessários: quadro/lousa, pinceis ou giz coloridos (2 cores pelo menos).

 

Passo 1: Inicie o trabalho, transcrevendo a parlenda “A casinha da vovó” no quadro/lousa. Nossa sugestão é ressaltar as palavras iniciadas com a letra C com uma cor diferente.

 

A CASINHA DA VOVÓ

CERCADINHA DE CIPÓ

O CAFÉ ESTÁ DEMORANDO

COM CERTEZA NÃO TEM PÓ.

 

Passo 2: Questione os alunos sobre as parlendas que conhecem. Promova a escuta respeitosa e o ato de levantar a mão e aguardar a vez de falar.

Passo 3: Recite a parlenda “A casinha da vovó” e pergunte se os alunos já haviam escutado anteriormente esta parlenda.

Passo 4: Pergunte se os alunos repararam que você escreveu a parlenda no quadro/lousa usando cores diferentes. Por exemplo, se você usou pincel ou giz azul para escrever as palavras iniciadas com a letra C, pergunte a eles: o que as palavras escritas na cor azul têm em comum? Escute com atenção as hipóteses levantadas por eles e confirme a intenção pedagógica de ressaltar as palavras iniciadas com a consoante C.

Passo 5: Faça uma lista no quadro/lousa com as palavras da parlenda iniciadas pela letra C: “casinha”, “cercadinha”, “cipó”, “café”, “com”, “certeza”.

Passo 6: Questione se todos conhecem o significado das palavras listadas e esclareça as que não forem conhecidas.  

Passo 7: Promova a leitura coletiva dessas palavras.

Passo 8: Na sequência, pode-se estimular a escrita das palavras listadas.

Passo 9: Como atividade de ampliação, pode-se enviar uma atividade para casa em que os alunos recortem e colem outras três palavras que também são iniciadas pela letra C.



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