Nesta postagem trazemos um Sequência Didática que trabalha o Dia da Consciência Negra, comemorado anualmente no Brasil em 20 de novembro.
A data tem um significado importante para a reflexão sobre a história, cultura e lutas do povo negro em nosso país. O dia foi escolhido em homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo de resistência contra a escravidão. Mais do que uma celebração da herança africana, o dia representa um convite à sociedade brasileira para reconhecer, respeitar e valorizar as contribuições dos negros para a formação do país, além de promover uma reflexão crítica sobre as desigualdades que ainda persistem.
Para contextualizar o trabalho, nossa Sequência Didática está baseada no texto da autora Taty Schevinin que, com muita sensibilidade e criatividade, descreve Ayana, uma menina que se encanta pela história de seus antepassados.
Veja o vídeo que contém o texto trabalhado nesta Sequência Didática.
Sugestão de trabalho: antes de realizar a leitura e as atividades, apresente o vídeo em sala de aula.
A partir do texto, propomos a realização de atividades de interpretação de texto, uma vez que esse tipo de atividade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e socioemocionais. Ao trabalhar a interpretação de textos, os alunos não só aprendem a compreender melhor as mensagens transmitidas pelos textos escritos, como também adquirem competências que serão essenciais ao longo de toda a sua vida escolar e pessoal, como:
- Aperfeiçoamento da Compreensão Oral e Escrita
- Desenvolvimento da Leitura Crítica
- Expansão do Vocabulário
- Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Reflexivo
- Aprimoramento da Atenção e Concentração
- Fortalecimento da Autonomia
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