Olá! Tudo bem com você?
Para trabalhar o tema Natal, preparamos um texto com uma sequência de atividades para trabalhar interpretação e rimas.
Rimar é repetir sons parecidos no final de palavras. Dessa forma, é possível trabalhar a sonoridade, ritmo e, também, a musicalidade em sala de aula.
Rimar desperta o interesse dos educandos por se tratar de uma atividade prazerosa e engraçada. Como sugestão, podemos indicar o trabalho de identificar rimas em cantigas populares, versinhos da cultura popular e outros textos curtos.
Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas utilizando o material:
Educação Infantil:
(EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
Ensino Fundamental:
(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário