Olá! Tudo bem com você?
Criamos painéis para decorar o Cantinho da Leitura em sala de aula.
Painel 1 - vertical Painel 2 - vertical
O Cantinho da leitura deve ser um espaço reservado ao incentivo ao hábito da leitura. Desde pequena, a criança demonstra curiosidade em relação à cultura escrita, seja no âmbito familiar, seja na escola. Independentemente do lugar, o contato com a literatura infantil contribui para o desenvolvimento do gosto pela leitura, estimula a imaginação e a criatividade, além de aumentar o conhecimento de mundo, uma vez que, através das histórias, os leitores são levados a outros ambientes, conhecem outras realidades e vivenciam experiências diferentes.
A partir do contato com diferentes gêneros textuais, os estudantes constroem hipóteses sobre a cultura escrita, aprendem a diferenciar ilustração e escrita, entendem que a escrita é feita de cima para baixo, da esquerda para a direita, que entre palavras há espaços em branco e, também, a correta manipulação de livros.
Conhecer diferentes gêneros e portadores textuais, promove a compreensão da função social da escrita e estimula a leitura enquanto fonte de prazer e informação.
Sobre os títulos disponíveis no Cantinho da leitura: Na medida do possível, disponibilize títulos diversificados que habitem o universo infantil, para que despertem o interesse pela leitura. É interessante também, disponibilizar alguma diversidade de gêneros textuais (narrativas, contos, fábulas, histórias em quadrinhos etc).
Após a leitura dos títulos, seja ela feita de forma autônoma ou pelo docente, é interessante realizar um trabalho de compreensão do texto: levantamento dos personagens principais, lugar e tempo onde se passam a história, seleção de partes preferidas e opiniões pessoais sobre o texto.
Para tal, desenvolvemos e disponibilizamos três versões de fichas de leitura, a serem preenchidas após a leitura e o trabalho com o livro.
*Você encontrará um link para download das fichas e dos painéis no fim desta postagem.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
O cantinho da leitura pode ser uma boa estratégia para trabalhar as seguintes habilidades propostas pela BNCC:
Educação infantil
(EI01EF02) Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.
(EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.
(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).
Ensino Fundamental I
(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.
(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.
Para baixar as fichas de leitura em pdf 👉clique aqui👈
Para baixar o painel 1 - vertical em pdf 👉clique aqui 👈
Para baixar o painel 1 - horizontal em pdf 👉 clique aqui👈
Para baixar o painel 2 - vertical em pdf 👉 clique aqui👈
Para baixar o painel 2 - horizontal em pdf 👉clique aqui 👈
Nenhum comentário:
Postar um comentário