Gênero textual: Receita culinária
A receita culinária é um texto que orienta a preparação de alimentos. Uma receita é um texto simples e objetivo e pode ser escrita em:
Muitas receitas foram passadas de geração em geração. Provavelmente, na sua casa, um adulto aprendeu uma receita de família que um dos avós, tios ou outros familiares preparavam.
Atualmente, temos acesso a muitas receitas na internet. Estejam elas escritas ou até mesmo em vídeos ensinando com detalhes como prepará-las.
Fig. Mulher filmando a preparação de uma receita culinária.
Uma receita culinária é dividida em 2 partes: ingredientes e modo de preparo.
- Na 1º parte estão descritos os ingredientes e as quantidades necessárias para preparar um alimento.
- Na 2º parte da receita, estão as instruções para a preparação.
Vamos ler juntos uma receita de bolo de chocolate?
A T I V I D A D E S
(Gabarito e link para download em pdf no fim da postagem)
1. Uma receita culinária é um texto:
A) Longo e complicado.
B) Simples e objetivo.
C) Curto e muito complicado.
D) Longo e difícil.
2. As receitas culinárias tem o objetivo de:
A) transformar crianças em donos de restaurante.
B) ensinar a montar jogos de tabuleiro.
C) orientar a preparação de alimentos.
D) facilitar a montagem de móveis.
3. Em quantas partes são divididas as receitas culinárias, e quais são elas?
A) 2 partes: ingredientes e manual de instrução.
B) 3 partes: ingredientes, modo de preparo e termo de garantia.
C) 2 partes: modo de preparo e preço de mercado.
D) 2 partes: ingredientes e modo de preparo.
4. Assinale V para verdadeiro e F para falso.
Uma receita culinária pode:
A) ( ) ser lida apenas por adultos.
B) ( ) encontrada apenas na internet.
C) ( ) ser passada de geração em geração.
D) ( ) escrita em cadernos, celulares e computadores.
- Leia com atenção.
O texto que você acabou de ler, traz uma lista de ingredientes para o preparo de uma receita culinária. Sobre esse texto, responda:
5. Quantos ovos são necessários para a preparação do alimento?
________________________
6. Escolha a imagem que representa a quantidade de leite necessária para essa preparação?
A)
B)
C)
7. Qual é o tamanho da colher de fermento em pó?
A) Colher de café
B) Colher de chá
C) Colher de sopa
8. A lista de ingredientes faz parte de uma receita de bolo de:
A) Morango.
B) Chocolate.
C) Laranja.
D) Fubá.
GABARITO: 1-B; 2-C; 3-D; 4-F,F,V,V; 5-3 ovos; 6-A; 7-C; 8-D.
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Para o professor:
Com estas atividades, você poderá trabalhar as seguintes habilidades da BNCC: (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. (EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. (EF12LP06) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. (EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros. (EF02LP16) Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
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