Fichas de leitura: V, X e Z

 Olá! Tudo bem com você?

Dando continuidade ao compartilhamento das fichas de leitura, aqui estão as últimas fichas de leitura de consoantes: tratam-se das letras V, X e Z.

Este material foi desenvolvido na esperança de apoiar seu trabalho e incentivar a promoção da competência leitora de seus alunos. 

Importante: Reforçando o que já solicitamos anteriormente, não compartilhe este material diretamente em suas redes sociais; faça-o copiando e colando o link deste blog. Este material é original e demandou esforço e recursos para ser desenvolvido; contamos com a sua compreensão!

*Não autorizamos a divulgação deste material em outro site e/ou blog. 

Bom... chega de falar e vamos ao que interessa: as três últimas fichas de leitura que preparamos neste bloco. 





** Para salvar as fichas com maior qualidade, clique na imagem, e quando ela estiver ocupando toda a tela do seu celular ou computador, clique com o botão direito do seu mouse e clique em Salvar. 






Bom trabalho e até a próxima!



Fichas de leitura: R, S e T

 Olá! Tudo bem com você?

😏Hoje quero começar este post com uma pergunta: 

Você já é inscrito em nosso canal no Youtube? 

Ainda não? 

Tá esperando o que? 

Baixa as fichas de leitura e depois corre lá! 

É só entrar no Youtube e digitar ALFABRINCA!

Temos mais de 250 vídeos preparados especialmente para auxiliar seu trabalho!!!

Não esquece: baixou as fichas... correu pro ALFABRINCA no Youtube! 

Te espero lá!!


 👉Agora voltando às fichas...

Dando continuidade ao compartilhamento das Fichas de Leitura, neste post, você encontrará as fichas das consoantes R, S e T.

Como já orientamos anteriormente, clique na imagem da ficha, depois clique com o botão direito do seu mouse e escolha a opção Salvar Imagem. Desta forma, a qualidade da imagem ficará melhor. 

Esperamos que este material possa auxiliar seus alunos no processo de aprendizagem da habilidade leitora. 

Aprecie sem moderação ;)





Importante: Este material é original e demandou recursos e tempo para ser elabora, portanto, se você for compartilhá-lo com seus colegas, faça-o através do link do blog Alfabrinca na Rede!

Não autorizamos a postagem deste material em outros blogs e/ou sites. 

É proibida a exclusão do logotipo e do nome Alfabrinca deste material.


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Bom trabalho e até a próxima!




Fichas de leitura: M, N, P e Q

 Olá! Tudo bem com você?

Dando continuidade ao compartilhamento de fichas de leitura, desta vez trazemos as fichas das consoantes M, N, P e Q. 

Clique na imagem e, então, salve em seu computador ou celular, assim, a qualidade ficará melhor!

Importante: este material é original e demandou esforço e recursos para ser preparado. 

Não exclua o nome ou o logotipo do material, ok? 

Não autorizamos a postagem deste conteúdo em outros sites e/ou blogs. 

Você está autorizado a compartilhar este material em suas redes sociais, desde que use o link do blog Alfabrinca na Rede. Do lado de cá, estamos empenhados em preparar conteúdos relevantes e que possam auxiliar seu trabalho em sala aula!

E no mais, conte com a gente! Mande sugestões de materiais importantes para você na sua prática pedagógica e desenvolveremos com alegria!

Crie o hábito de acessar o blog Alfabrinca na Rede todos os dias, pois estamos compartilhando muitas novidades por aqui.












Bom trabalho e até a próxima!



Prazer, eu sou o Alfabrinca!

Alfabrinca é o sonho realizado de uma pedagoga que, desde menina, era a professora de suas vizinhas e suas bonecas.  

Nossa história

Tudo começou em 2019, quando postamos nosso primeiro vídeo na plataforma Youtube. Com o tempo, muitos pedagogos e alunos se juntaram a nós, e hoje, contamos com mais de 200 vídeos, 5 milhões de visualizações e 46 mil inscritos. 

Nossos vídeos

Nossos vídeos são direcionados aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, alinhados às habilidades da BNCC, possuem linguagem simples e lúdica. E o melhor: são totalmente gratuitos. 



 
Parcerias


Nos anos de 2020 e 2021, tão desafiadores para todos nós, o canal Alfabrinca estabeleceu parcerias com municípios brasileiros, a exemplo de Cariacica, no Espírito Santo. Nosso conteúdo foi inserido nos planos de aula de muitos professores e transmitidos via internet e televisão. Os vídeos foram reproduzidos em aulas on-line, utilizados para despertar o interesse e consolidar conhecimentos. Além disso, alunos de Bauru (SP), Petrópolis (RJ) e Goiânia (GO) realizaram tarefas de casa tendo como base nossos vídeos.
 

Quem está por trás dos vídeos?


Karen Trefs, apaixonada por Educação. 
Publicitária - formada pela Universidade Metodista de São Paulo -, pedagoga – formada pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo, e pós-graduada em Alfabetização e Letramento – Universidade de São Caetano do Sul.  

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I









Fichas de leitura: G, H, J, L

Oie!! Tudo bem com você?

Dando continuidade à elaboração de fichas de leitura, aprontamos com carinho as fichas para o trabalho com as famílias silábicas das consoantes G, H, J e L.

Faça o download gratuitamente! Você pode estar pensando: mas o que esse pessoal do Alfabrinca quer com essa distribuição de materiais?

A resposta é simples: queremos apoiar seu trabalho em sala de aula e promover a alfabetização em tempos tão difíceis quanto os que passamos e ainda estamos vivenciando!

Você pode encontrar nossos materiais através do blog Alfabrinca na Rede, em nossos perfis no Facebook e Instagram e ainda no Youtube: contamos com mais de duas centenas de vídeos voltados à Educação Infantil e Ensino Fundamental I. 

Nossos vídeos são alinhados à Base Nacional Curricular Comum e podem ser utilizados para sensibilizar, construir ou consolidar conhecimentos. Outra possibilidade é sugerir os vídeos como tarefa de casa.

Esperamos vocês no canal Alfabrinca no Youtube e em nossas redes sociais no Face e no Insta!

Pronto! 
Agora que falamos um pouquinho sobre nossos materiais, fique à vontade e aprecie sem moderação 😉.

Clique na imagem da ficha e salve a imagem no seu computador ou celular. 

Esperamos que este material seja útil a você e, principalmente, que incentive a leitura nos pequenos, a razão de acordarmos todos os dias com um sorriso no rosto e esperança de um futuro mais bonito!

Importante: este material exigiu tempo e recursos para ser desenvolvido e trata-se de conteúdo original. Você tem autorização para compartilhá-lo desde que utilizando o link do nosso blog, ok? 
***Não autorizamos a exclusão do logotipo e nome "Alfabrinca" das fichas. 








Bom trabalho e até a próxima!


Ficha de leitura + Atividades: Letra G

Olá! Tudo bem com você?

Trabalhar com as famílias silábicas pode auxiliar na aprendizagem e, também, pode permitir avaliar os avanços dos estudantes no processo de alfabetização.  

O método silábico é um dos mais populares no ensino da leitura e escrita. Através dele, o estudante é levado a compreender que uma sílaba é uma unidade de som, ressaltando a importância da pronúncia das sílabas. Pode ser ensinado de maneira organizada e sistematizada, partindo das sílabas simples até a compreensão das complexas.

O método silábico faz parte dos métodos sintéticos, e se organiza da parte para o todo, e a sílaba é a unidade linguística inicial para o ensino da leitura.


E para complementar seu trabalho, preparamos estas atividades e uma ficha de leitura da letra G. 

Importante: para compartilhar este material em suas redes sociais, utilize o link do nosso blog. 





Bom trabalho e até a próxima!



Fichas de leitura: B, C, D e F

 Olá!

Estamos preparando fichas de leitura para todas as letras do alfabeto. Por enquanto, já faça o download destas aqui 👇👇👇

Importante: para compartilhar nossos materiais, use sempre o link do blog.





Bom trabalho e até a próxima!


Família silábica F: vídeo + atividades + ficha de leitura

 Olá! Tudo bem com você?

Preparamos estas atividades e uma ficha de leitura da letra F. 

Importante: para compartilhar este material em suas redes sociais, utilize o link do nosso blog. 




Bom trabalho e até a próxima!


Máscaras de Carnaval: 12 moldes



Olá! Tudo bem com vocês?

Que tal nesta semana que antecede o Carnaval propor uma dinâmica que envolve criatividade, imaginação e ainda trabalhar habilidades motoras com seus alunos?!

Para isto, preparamos para você 12 moldes de máscaras de Carnaval!

Você poderá sugerir a seus alunos o uso de lápis de cor, canetinhas hidrográficas, colagem de lantejoulas, glitter e o que a imaginação quiser criar!

Importante: Para compartilhar este material em suas redes sociais, use o link do nosso blog.













Bom trabalho e até a próxima!



Atividades - Sequência Numérica

Olá! Tudo bem com você?

Confira as atividades que preparamos para trabalhar os numerais. 

Importante: 

É proibida a divulgação destas atividades em outros sites e/ou blogs. 

Não esqueça de creditar as atividades ao compartilhar com seus colegas. 

Use nossos materiais para auxiliar o seu trabalho sem moderação ;) 



Para fazer o download das atividades em pdf 👉clique aqui.


Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Infantil

Desde 1996, a Educação Infantil passou a integrar a Educação Básica, por meio da Lei de Diretrizes e Bases. Tal fato foi importante para uma mudança de perspectiva: a Educação Infantil já não é mais vista como apenas uma etapa preparatória para o Ensino Fundamental, mas sim como uma etapa com especificidades e valores pedagógicos característicos.

               Em 2017, foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), importante documento que descreve competências e habilidades de aprendizagem e desenvolvimento que os estudantes brasileiros devem alcançar nas respectivas etapas da Educação Básica (Educação Infantil / Ensino Fundamental / Ensino Médio).

               A BNCC define que os eixos estruturantes da Educação Infantil devem considerar tanto as interações quanto as brincadeiras.

 A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entre as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções. 

(BRASIL, 2018, p.37)

 

A criança, portanto, é vista como “sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura” (BRASIL, 2010, p.12).

               Os direitos de aprendizagem estabelecidos pela BNCC na etapa da Educação Infantil são:

Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

               Tais direitos de aprendizagem e desenvolvimento devem ser colocados em prática a partir dos seguintes campos de experiências, a saber:

O eu, o outro e o nós – Através da interação com colegas e adultos, as crianças constroem um jeito particular de agir, sentir e pensar e, assim, descobrem a existência de outros pontos de vista e, inclusive, outros modos de viver. É neste campo de experiências que são oportunizadas experiências importantes para a valorização da identidade e a noção de pertencimento a um determinado grupo.

Corpo, gestos e movimentos – Abarca experiências corporais e sensoriais através das brincadeiras, gestos, mímicas e outras atividades que promovem o conhecimento sobre si e sua cultura.

Traços, sons, cores e formas – Neste campo de experiência são exploradas diferentes manifestações artísticas e culturais.

Escuta, fala, pensamento e imaginação – Potencializa experiências com a linguagem verbal escrita e oral, promovendo assim, o desenvolvimento do pensamento e imaginação.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações – Oportuniza a investigação de noções de tempo, espaciais, de quantidade, entre outras. Abriga também as transformações ocorridas em materiais e situações, promovendo a construção de conhecimentos.

                  Conhecer e colocar prática o requerido pela BNCC, confirmam a relevância da integração e articulação dos conhecimentos, uma vez que, apesar de descritos individualmente, os campos de experiência se entrelaçam. Desta forma, propor atividades pensadas a partir de um campo de experiência, não excluem os objetivos presentes nos demais campos.  

Objetivos de aprendizagem da Educação Infantil

                Os objetivos de aprendizagem na Educação Infantil estão organizados em três distintos grupos divididos por faixa etária. Importante ressaltar que esses grupos não são estagnados, uma vez que existem diferenças de ritmo de aprendizagem que devem ser consideradas na prática pedagógica.

1º grupo: Bebês de zero a 1 ano e seis meses.

2º grupo: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses).

3º grupo: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

 

Como identificar os códigos das Habilidades da BNCC

 

        Os códigos das habilidades da Educação infantil começam com a sigla EI.

        Na sequência, estará descrito o grupo etário: 01, 02 ou 03.

        Depois, o código do campo de experiência:

O eu, o outro e o nós – EO

Corpo, gestos e movimentos – CG

Traços, sons, cores e formas – TS

Escuta, fala, pensamento e imaginação – EF

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações – ET

 

        E, por último, o número da habilidade em questão.

         Vamos ver como funciona na prática?

 


 

 

        E você, professor(a) da Educação Infantil, como tem lidado com as habilidades da BNCC? Conseguiu trabalhar de acordo com elas neste ano de 2021?

        Esperamos que este artigo tenha ajudado um pouco mais na compreensão da importância, características, objetivos e especificidades da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil!

 Referências bibliográficas:

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: SEB, 2010. Disponível em:  <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf> Acesso em 21 dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: SEB, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br> Acesso em 21 dez. 2021.

Por: Karen Trefs
Formada em Comunicação Social - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
Pedagoga formada pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)
Pós-graduada em Alfabetização e Letramento pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS)