Em 2017,
foi homologada a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), importante documento
que descreve competências e habilidades de aprendizagem e desenvolvimento que
os estudantes brasileiros devem alcançar nas respectivas etapas da Educação
Básica (Educação Infantil / Ensino Fundamental / Ensino Médio).
A
BNCC define que os eixos estruturantes da Educação Infantil devem considerar tanto
as interações quanto as brincadeiras.
A criança, portanto, é vista como
“sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas
cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca,
imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e
constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura” (BRASIL,
2010, p.12).
Os direitos
de aprendizagem estabelecidos pela BNCC na etapa da Educação Infantil são:
Conviver com
outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o
conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças
entre as pessoas.
Brincar cotidianamente
de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros
(crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções
culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas
experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas,
sociais e relacionais.
Participar ativamente,
com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das
atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida
cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes,
desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se
posicionando.
Explorar movimentos,
gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações,
relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora
dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as
artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas
necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões,
questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
Conhecer-se e
construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem
positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de
cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição
escolar e em seu contexto familiar e comunitário.
Tais
direitos de aprendizagem e desenvolvimento devem ser colocados em prática a
partir dos seguintes campos de experiências, a saber:
O eu, o outro e o nós – Através da interação com colegas
e adultos, as crianças constroem um jeito particular de agir, sentir e pensar e,
assim, descobrem a existência de outros pontos de vista e, inclusive, outros
modos de viver. É neste campo de experiências que são oportunizadas
experiências importantes para a valorização da identidade e a noção de
pertencimento a um determinado grupo.
Corpo, gestos e movimentos – Abarca experiências corporais e sensoriais através das brincadeiras, gestos, mímicas e outras atividades que promovem o conhecimento sobre si e sua cultura.
Traços, sons, cores e formas – Neste campo de experiência
são exploradas diferentes manifestações artísticas e culturais.
Escuta, fala, pensamento e imaginação – Potencializa experiências
com a linguagem verbal escrita e oral, promovendo assim, o desenvolvimento do
pensamento e imaginação.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações – Oportuniza
a investigação de noções de tempo, espaciais, de quantidade, entre outras. Abriga
também as transformações ocorridas em materiais e situações, promovendo a
construção de conhecimentos.
Conhecer e colocar prática o requerido pela BNCC, confirmam a relevância da integração e articulação dos conhecimentos, uma vez que, apesar de descritos individualmente, os campos de experiência se entrelaçam. Desta forma, propor atividades pensadas a partir de um campo de experiência, não excluem os objetivos presentes nos demais campos.
Objetivos de aprendizagem da Educação Infantil
1º grupo: Bebês de zero a 1 ano e seis meses.
2º grupo: Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses
a 3 anos e 11 meses).
3º grupo: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos
e 11 meses)
Como identificar os códigos das Habilidades da BNCC
Os códigos das habilidades da Educação infantil começam com
a sigla EI.
Na sequência, estará descrito o grupo etário: 01, 02 ou 03.
Depois, o código do campo de experiência:
O eu, o outro e o nós – EO
Corpo, gestos e movimentos – CG
Traços, sons, cores e formas – TS
Escuta, fala, pensamento e imaginação – EF
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações – ET
E, por último, o número da habilidade em questão.
E você, professor(a) da Educação Infantil, como tem lidado com as habilidades da BNCC? Conseguiu trabalhar de acordo com elas neste ano de 2021?
Esperamos que este artigo tenha ajudado um pouco mais na
compreensão da importância, características, objetivos e especificidades da
Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil!
Formada em Comunicação Social - Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)
Pós-graduada em Alfabetização e Letramento pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS)
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