Painel: Cantinho da leitura - Fichas de leitura

Olá! Tudo bem com você?

Criamos painéis para decorar o Cantinho da Leitura em sala de aula. 

                            Painel 1 - vertical                                 Painel 2 - vertical


Painel 1 - horizontal

Painel 2 - horizontal


*O link para download dos painéis está no fim desta postagem. 

O Cantinho da leitura deve ser um espaço reservado ao incentivo ao hábito da leitura. Desde pequena, a criança demonstra curiosidade em relação à cultura escrita, seja no âmbito familiar, seja na escola. Independentemente do lugar, o contato com a literatura infantil contribui para o desenvolvimento do gosto pela leitura, estimula a imaginação e a criatividade, além de aumentar o conhecimento de mundo, uma vez que, através das histórias, os leitores são levados a outros ambientes, conhecem outras realidades e vivenciam experiências diferentes. 

A partir do contato com diferentes gêneros textuais, os estudantes constroem hipóteses sobre a cultura escrita, aprendem a diferenciar ilustração e escrita, entendem que a escrita é feita de cima para baixo, da esquerda para a direita, que entre palavras há espaços em branco e, também, a correta manipulação de livros.

Conhecer diferentes gêneros e portadores textuais, promove a compreensão da função social da escrita e  estimula a leitura enquanto fonte de prazer e informação. 

Sobre os títulos disponíveis no Cantinho da leitura: Na medida do possível, disponibilize títulos diversificados que habitem o universo infantil, para que despertem o interesse pela leitura. É interessante também, disponibilizar alguma diversidade de gêneros textuais (narrativas, contos, fábulas, histórias em quadrinhos etc).

Após a leitura dos títulos, seja ela feita de forma autônoma ou pelo docente, é interessante realizar um trabalho de compreensão do texto: levantamento dos personagens principais, lugar e tempo onde se passam a história, seleção de partes preferidas e opiniões pessoais sobre o texto. 

Para tal, desenvolvemos e disponibilizamos três versões de fichas de leitura, a serem preenchidas após a leitura e o trabalho com o livro. 


*Você encontrará um link para download das fichas e dos painéis no fim desta postagem. 







Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

O cantinho da leitura pode ser uma boa estratégia para trabalhar as seguintes habilidades propostas pela BNCC:

Educação infantil

(EI01EF02) Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.

(EI01EF03) Demonstrar interesse ao ouvir histórias lidas ou contadas, observando ilustrações e os movimentos de leitura do adulto-leitor (modo de segurar o portador e de virar as páginas).

(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03EF08) Selecionar livros e textos de gêneros conhecidos para a leitura de um adulto e/ou para sua própria leitura (partindo de seu repertório sobre esses textos, como a recuperação pela memória, pela leitura das ilustrações etc.).

Ensino Fundamental I

(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.

(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.

(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.


Para baixar as fichas de leitura em pdf 👉clique aqui👈


Para baixar o painel 1 - vertical em pdf 👉clique aqui 👈


Para baixar o painel 1 - horizontal em pdf 👉 clique aqui👈


Para baixar o painel 2 - vertical em pdf 👉 clique aqui👈


Para baixar o painel 2 - horizontal em pdf 👉clique aqui 👈


Sequência didática - Alfabetização: Kabá Darebu

 Olá! Tudo bem?

Preparamos uma sequência didática contextualizada na história contada por Daniel Munduruku no livro "Kabá Darebu". Nele, o autor conta como é a vida do menino Kabá, envolvendo aspectos como: moradia, relacionamento com os familiares, alimentação e brincadeiras preferidas das crianças do povo munduruku.

Com base nas informações do livro, separamos algumas palavras para promover um trabalho que promova o processo de alfabetização. Propusemos o trabalho com o alfabeto, vogais e consoantes, identificação de sílabas, contagem de letras e de sílabas das palavras, ditados e até jogos da memória que estimulam o aprendizado de forma lúdica e divertida. 

Veja a seguir imagens das atividades. *Você encontrará um link para fazer o download das atividades em pdf no fim desta postagem. 






























Para fazer o download das atividades em pdf 👉clique aqui.👈


Conjunto de atividades - Rimas

Olá, tudo bem com você?

Preparamos um conjunto de atividades com o tema RIMAS. 



As atividades são variadas e visam contribuir com o trabalho em sala de aula e, também, são ótimas opções para tarefas de casa. 

Esse conjunto de atividades contém: atividades de colorir, caça-palavras, leitura e localização de rimas em parlenda, enigmas e até um jogo da memória. 

Confira as atividades a seguir: 

*O link para o download das atividades você encontra no final desta postagem. 













Para fazer o download das atividades 👉clique aqui👈

Jogo da memória: Rimas

Olá! Tudo bem com você?



Rimar é perceber a semelhança entre os sons finais das palavras. Essa é uma importante habilidade quando o objetivo é trabalhar e desenvolver a consciência fonológica. Para tanto, pode-se incentivar a leitura de cantigas, parlendas e versos da cultura popular. Uma outra forma lúdica de aproximar-se do objetivo citado anteriormente, é o trabalho com jogos. 


Nesta postagem, trazemos 24 peças para um jogo da memória com o tema: rimas. 

Uma possibilidade é:

  •  entregar as peças já recortadas a duplas de educandos. 
  • Estes, devem colocar as peças na mesa viradas com a face para baixo.
  • Cada um na sua vez, vira um par de peças.
  • Verificar se o par de imagens formado contém palavras que terminam com o mesmo som, ou parecidos. 
  • Se sim, o jogador fica com as peças. 
  • Caso contrário, ele devolve as peças ao mesmo lugar de onde as retirou e dá a vez ao próximo educando. 
  • Ganha quem tiver o maior número de peças ao fim do jogo. 




Outra possibilidade é:

  • entregar a folha de atividade para os educandos. 
  • Cada um deve recortar e colar no caderno os pares de peças que rimam (uma ao lado da outra).
  • Os educandos podem, ainda, escrever os nomes das imagens abaixo das peças.

Com esse trabalho, espera-se que os educandos: 
  • desenvolvam o raciocínio lógico;
  • trabalhem a dicção e a pronúncia de palavras;
  • percebam que as palavras são formadas por sons. 

Para fazer o download do jogo da memória 👉clique aqui👈


Vamos rimar? Atividades + vídeos

 Olá! Nesta postagem trazemos atividades que trabalham com rimas. 

Rimar é repetir sons parecidos no final de palavras. Dessa forma, é possível trabalhar a sonoridade, ritmo e, também, a musicalidade em sala de aula.

Rimar desperta o interesse dos educandos por se tratar de uma atividade prazerosa e engraçada. Como sugestão, podemos indicar o trabalho de identificar rimas em cantigas populares, versinhos da cultura popular e outros textos curtos.
Nesta postagem, trazemos páginas com diferentes imagens. O educando deverá colorir as palavras que rimam.

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas utilizando o material:
Educação infantil:
(EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
Ensino fundamental:
(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.





*Você encontrará um link para download das atividades em pdf no fim desta postagem.


Para diversificar o trabalho com rimas, sugerimos alguns vídeos no Youtube sobre o tema:





Para fazer o download das atividades 👉 clique aqui👈