Sequência didática - Alfabetização: Kabá Darebu

 Olá! Tudo bem?

Preparamos uma sequência didática contextualizada na história contada por Daniel Munduruku no livro "Kabá Darebu". Nele, o autor conta como é a vida do menino Kabá, envolvendo aspectos como: moradia, relacionamento com os familiares, alimentação e brincadeiras preferidas das crianças do povo munduruku.

Com base nas informações do livro, separamos algumas palavras para promover um trabalho que promova o processo de alfabetização. Propusemos o trabalho com o alfabeto, vogais e consoantes, identificação de sílabas, contagem de letras e de sílabas das palavras, ditados e até jogos da memória que estimulam o aprendizado de forma lúdica e divertida. 

Veja a seguir imagens das atividades. *Você encontrará um link para fazer o download das atividades em pdf no fim desta postagem. 






























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Conjunto de atividades - Rimas

Olá, tudo bem com você?

Preparamos um conjunto de atividades com o tema RIMAS. 



As atividades são variadas e visam contribuir com o trabalho em sala de aula e, também, são ótimas opções para tarefas de casa. 

Esse conjunto de atividades contém: atividades de colorir, caça-palavras, leitura e localização de rimas em parlenda, enigmas e até um jogo da memória. 

Confira as atividades a seguir: 

*O link para o download das atividades você encontra no final desta postagem. 













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Jogo da memória: Rimas

Olá! Tudo bem com você?



Rimar é perceber a semelhança entre os sons finais das palavras. Essa é uma importante habilidade quando o objetivo é trabalhar e desenvolver a consciência fonológica. Para tanto, pode-se incentivar a leitura de cantigas, parlendas e versos da cultura popular. Uma outra forma lúdica de aproximar-se do objetivo citado anteriormente, é o trabalho com jogos. 


Nesta postagem, trazemos 24 peças para um jogo da memória com o tema: rimas. 

Uma possibilidade é:

  •  entregar as peças já recortadas a duplas de educandos. 
  • Estes, devem colocar as peças na mesa viradas com a face para baixo.
  • Cada um na sua vez, vira um par de peças.
  • Verificar se o par de imagens formado contém palavras que terminam com o mesmo som, ou parecidos. 
  • Se sim, o jogador fica com as peças. 
  • Caso contrário, ele devolve as peças ao mesmo lugar de onde as retirou e dá a vez ao próximo educando. 
  • Ganha quem tiver o maior número de peças ao fim do jogo. 




Outra possibilidade é:

  • entregar a folha de atividade para os educandos. 
  • Cada um deve recortar e colar no caderno os pares de peças que rimam (uma ao lado da outra).
  • Os educandos podem, ainda, escrever os nomes das imagens abaixo das peças.

Com esse trabalho, espera-se que os educandos: 
  • desenvolvam o raciocínio lógico;
  • trabalhem a dicção e a pronúncia de palavras;
  • percebam que as palavras são formadas por sons. 

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Vamos rimar? Atividades + vídeos

 Olá! Nesta postagem trazemos atividades que trabalham com rimas. 

Rimar é repetir sons parecidos no final de palavras. Dessa forma, é possível trabalhar a sonoridade, ritmo e, também, a musicalidade em sala de aula.

Rimar desperta o interesse dos educandos por se tratar de uma atividade prazerosa e engraçada. Como sugestão, podemos indicar o trabalho de identificar rimas em cantigas populares, versinhos da cultura popular e outros textos curtos.
Nesta postagem, trazemos páginas com diferentes imagens. O educando deverá colorir as palavras que rimam.

Habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas utilizando o material:
Educação infantil:
(EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.
(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
Ensino fundamental:
(EF01LP19) Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas.
(EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(EF12LP19) Reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações.





*Você encontrará um link para download das atividades em pdf no fim desta postagem.


Para diversificar o trabalho com rimas, sugerimos alguns vídeos no Youtube sobre o tema:





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Gênero textual: Receita culinária - Texto + atividades

 Gênero textual: Receita culinária


A receita culinária é um texto que orienta a preparação de alimentos. Uma receita é um texto simples e objetivo e pode ser escrita em:



Muitas receitas foram passadas de geração em geração. Provavelmente, na sua casa, um adulto aprendeu uma receita de família que um dos avós, tios ou outros familiares preparavam. 


Atualmente, temos acesso a muitas receitas na internet. Estejam elas escritas ou até mesmo em vídeos ensinando com detalhes como prepará-las.

                                   

Fig. Mulher filmando a preparação de uma receita culinária.


Uma receita culinária é dividida em 2 partes: ingredientes e modo de preparo. 

  • Na 1º parte estão descritos os ingredientes e as quantidades necessárias para preparar um alimento. 
  • Na 2º parte da receita, estão as instruções para a preparação. 


Vamos ler juntos uma receita de bolo de chocolate?

                            




A T I V I D A D E S 

(Gabarito e link para download em pdf no fim da postagem)


1. Uma receita culinária é um texto:

A) Longo e complicado.

B) Simples e objetivo.

C) Curto e muito complicado.

D) Longo e difícil. 


2. As receitas culinárias tem o objetivo de:

A) transformar crianças em donos de restaurante. 

B) ensinar a montar jogos de tabuleiro.

C) orientar a preparação de alimentos.

D) facilitar a montagem de móveis.


3. Em quantas partes são divididas as receitas culinárias, e quais são elas?

A) 2 partes: ingredientes e manual de instrução.

B) 3 partes: ingredientes, modo de preparo e termo de garantia.

C) 2 partes: modo de preparo e preço de mercado.

D) 2 partes: ingredientes e modo de preparo.


4. Assinale V para verdadeiro e F para falso.

Uma receita culinária pode:

A) (     ) ser lida apenas por adultos.

B) (     ) encontrada apenas na internet. 

C) (     ) ser passada de geração em geração. 

D) (     ) escrita em cadernos, celulares e computadores. 


  • Leia com atenção. 


O texto que você acabou de ler, traz uma lista de ingredientes para o preparo de uma receita culinária. Sobre esse texto, responda: 

5. Quantos ovos são necessários para a preparação do alimento?

________________________

6. Escolha a imagem que representa a quantidade de leite necessária para essa preparação?

A) 

B)

C) 


7. Qual é o tamanho da colher de fermento em pó?


A) Colher de café


B) Colher de chá

C) Colher de sopa

8. A lista de ingredientes faz parte de uma receita de bolo de: 

A) Morango.
B) Chocolate.
C) Laranja.
D) Fubá.



GABARITO: 1-B; 2-C; 3-D; 4-F,F,V,V; 5-3 ovos; 6-A; 7-C; 8-D.


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Para o professor: 

Com estas atividades, você poderá trabalhar as seguintes habilidades da BNCC: (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade. (EF01LP17) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. (EF12LP06) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. (EF01LP20) Identificar e reproduzir, em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros. (EF02LP16) Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.


Flipbook - Dia Mundial da Água: 22 de março

Flipbook - Dia Mundial da Água: 22 de março

    O dia 22 de março é muito importante para todos os habitantes do planeta Terra. Sabe por quê?
    Neste dia é comemorado o Dia Mundial da Água!
    A água é elemento essencial para a vida no nosso planeta e, por isso, todos os esforços para sua conservação é válido!
    A sala de aula é um importante espaço para debater o assunto, despertar o interesse para o tema, levantar sugestões e elencar mudanças de hábitos para a economia desse recurso tão importante. Dessa forma, pode-se conscientizar os estudantes e torná-los agentes multiplicadores da informação de que todos nós somos responsáveis pela manutenção da água. 
    A BNCC traz o tema nas habilidades a seguir:

  • (EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.
  • (EF03CI07) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.).
  • (EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
  • (EF05CI03) Selecionar argumentos que justifiquem a importância da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
  • (EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
    Para comemorar essa data importante, preparamos um Flipbook. O material pode ser baixado em pdf e distribuído aos estudantes. 
    

    Sugestão para o trabalho em sala de aula:

    Sugerimos uma roda de conversa sobre a importância da água para a vida na Terra. Pode-se elencar os usos que fazemos da água no dia a dia e listar sugestões de como podemos economizar esse importante recurso natural. 
    Caso haja tempo hábil, é importante promover um momento de leitura, seja ela, individual ou coletiva, dos artigos dispostos na Declaração Universal dos Direitos da Água. (link para o documento no fim dessa postagem).

    Após esse trabalho de sensibilização para o tema, pode-se começar o preenchimento e a montagem do Flipbook "Dia Mundial da Água". 









Para baixar o arquivo do Flipbook "Dia Mundial da Água" em pdf 👉 clique aqui  👈

Link para acesso à Declaração Universal dos Direitos da Água.
Disponível em: https://cecol.fsp.usp.br/dcms/uploads/arquivos/1483371864_ONU-Declara%C3%A7%C3%A3o%20Universal%20dos%20Direitos%20da%20%C3%81gua.pdf Acesso em 09 mar. 2024.