Hoje, trazemos um conjunto de atividades para trabalhar as emoções o os sentimentos com as crianças.
Pretende-se com a aplicação das atividades propostas promover a compreensão e a expressão de emoções e sentimentos, de forma a ajudá-los a identificar e nomear o que está sentindo. Para além do reconhecimento, o objetivo é incentivar atitudes de respeito e empatia para com os sentimentos dos colegas.
Mas, os alunos podem perguntar se as emoções e os sentimentos não são a mesma coisa? Nesse momento, procure diferenciar um do outro, explicando que, geralmente, as emoções se manifestam de forma imediata. Por exemplo, ele perde no jogo e esboça uma face entristecida. É possível perceber, visualmente e muito facilmente, que ele está triste. Porém, logo aquela emoção dá lugar a outra e o rosto dele volta a ficar alegre. Já um sentimento, pode ser mais duradouro e se desenvolvem a partir de uma emoção vivida. Por exemplo, ele se sente triste por uma briga que aconteceu em casa entre adultos. E ele carrega aquele sentimento com ele nos dias que se seguem.
Essa é apenas uma sugestão de abordagem para diferenciar emoção e sentimento. Claro que, com a sua vivência e o seu conhecimento de sala de aula, você poderá intervir com outros exemplos, que fazem sentido ou que estejam contextualizados na realidade da sua sala de aula.
Vou deixar um link para um artigo que trata dessa diferenciação entre emoção e sentimento, caso precise se aprofundar mais no assunto:
https://posdigital.pucpr.br/blog/diferenca-entre-emocao-sentimento
Objetivos pedagógicos das atividades:
Veja a seguir a imagem das atividades. *Ao final desta postagem, você encontrará um link para fazer o download das atividades em pdf.
*Ao final desta postagem, você encontrará um link para fazer o download das atividades em pdf.
*Ao final desta postagem, você encontrará um link para fazer o download das atividades em pdf.
Para fazer o download das atividades em pdf 👉 clique aqui👈
Nenhum comentário:
Postar um comentário