Dia Mundial da Água: 22 de março - Texto + atividades

Dia Mundial da Água: 22 de março


   O dia 22 de março é muito importante para todos nós! Nesta data é comemorado o Dia
 Mundial da Água!

   A data foi instituída na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada em 1992, no Rio de Janeiro. Durante essa conferência, no dia 22 de março, foi divulgada a Declaração Universal dos Direitos da Água, um documento que evidencia a importância da conservação desse patrimônio do nosso planeta. Veja alguns artigos desse documento tão importante: 

Art. 1º A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.

Art. 6º: A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo. 

Art.: 7º: A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Disponível em: https://cecol.fsp.usp.br/dcms/uploads/arquivos/1483371864_ONU-Declara%C3%A7%C3%A3o%20Universal%20dos%20Direitos%20da%20%C3%81gua.pdf

Importância da água

   A água é essencial para a vida na Terra e, por isso, a conscientização de sua importância é vital para a manutenção desse recurso natural. 

   Os seres humanos não utilizam a água apenas para matar a sede, mas realizam diversas atividades, como por exemplo, higienizar o corpo e preparar os alimentos. 

   A água é utilizada também nas indústrias, onde faz parte de processos industriais, da composição de produtos e também da limpeza dos ambientes. Além disso, é utilizada na agricultura: como as plantações poderiam crescer sem água?

    Essas são algumas das razões de a água ser tão importante e de a sua conservação ser prioridade em nossas vidas. Mas, você sabe como preservar a água?

   Aí vão algumas dicas:

  • não jogar lixo em locais impróprios; 
  • praticar a reciclagem de materiais;
  • fazer uso consciente da água no dia a dia (tomando banhos mais curtos, evitando o desperdício na lavagem de quintais e calçadas, entre outros);
  • não poluir rios, mares e oceanos. 

   Que a importância da água não seja lembrada apenas no dia 22 de março, mas sim, em todos os dias do ano! 

   Viva o Dia Mundial da Água! Viva a água do nosso planeta!


ATIVIDADES 

1. O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março. A data é celebrada:
A) (   ) no Rio de Janeiro, apenas.
B) (   ) somente no Brasil.
C) (   ) nos países vizinhos ao Brasil.
D) (   ) no mundo todo.

2. Qual é o nome do importante documento divulgado em 1992, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento?

_________________________________________________________________________

3. De quem é a responsabilidade de preservar a água?

A) (    ) dos presidentes.

B) (    ) somente dos adultos.

C) (    ) de todos os habitantes do planeta.

D) (    ) de todos, menos das crianças. 

4. Assinale as imagens que mostram atitudes positivas para a preservação da água: 

A) (    )







Fechar a torneira enquanto escova os dentes. 

B) (   ) 

Trocar a mangueira por um pano molhado. 

C) (    ) 
Tomar longos banhos diariamente.

D) (    ) 
Reciclar os materiais.


5. Conte em poucas palavras o que você pode mudar na sua rotina para evitar o desperdício de água em sua casa:

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________


Clique e assista a um vídeo sobre o tema: 




Para baixar em pdf clique aqui.






GABARITO

1-D; 2-Declaração Universal dos Direitos da Água; 3-C; 4-A, B, D; 5-Resposta Pessoal. 

Gênero textual: LISTA - O que é e para que serve? Texto + atividades

 Gênero textual: Lista

    Uma lista é um texto que usamos para organizar atividades no nosso dia a dia. Nela, escrevemos:

  • nomes de pessoas;
  • objetos;
  • lugares;
  • animais; 
  • materiais escolares, entre outros.
    Em uma lista. os itens são escritos um embaixo do outro e, podem estar ordem alfabética, ordem de importância, do mais caro ao mais barato e assim por diante. 

    Podemos escrever listas em folhas de caderno, em um pedaço de papel, no computador e até mesmo no celular. 

    Vejamos alguns exemplos de lista:



   Através desses exemplos, podemos perceber que esse gênero textual pode ser utilizado em diferentes momentos, como por exemplo, na lista de chamada da professora, na lista de convidados de uma festa e na lista de compras da feira.

ATIVIDADES

1. Em uma lista, os itens são escritos:
A) (    ) Um ao lado do outro.
B) (    ) Um embaixo do outro.
C) (    ) Todos juntos em uma única linha. 
D) (    ) Da direita para a esquerda. 

2. Assinale V para Verdadeiro e F para falso. 
A) (     ) Todas as listas devem ser escritas em ordem alfabética.
B) (     ) As listas de compras são muito usadas no dia a dia.
C) (    ) As listas podem ser organizadas por ordem de preferência.
D) (    ) As listas devem ser escritas apenas em celulares.

3. Em uma escola, as listas de chamada dos alunos são escritas em ordem:
A) (     )  de preferência.
B) (     )  de preço.
C) (     ) alfabética.
D) (     ) de importância.

4. Leia a lista a seguir com atenção. 



  • A pessoa que escreveu essa lista, provavelmente, estava:
A) (    ) indo à feira fazer compras. 
B) (    ) se organizando para ir à escola.
C) (    ) comprando material escolar. 
D) (    ) arrumando as malas para viajar.

5. As listas a seguir foram feitas para organizar, respectivamente:


A) (   ) sabores de suco e de sorvete.

B) (   ) sabores de bolo e de suco.

C) (   ) sabores de sorvete e de suco.

D) (   ) sabores de sorvete e de bolo.








6. Agora é a sua vez! Crie uma lista com suas brincadeiras preferidas.







Para baixar as atividades em .pdf clique aqui.



GABARITO: 1-B; 2-F, V, V, F; 3-C; 4-D; 5-C; 6 - Resposta pessoal.    

Gênero textual: BILHETE - O que é e para que serve? - Texto + atividades

Gênero textual: Bilhete

Bilhete é um texto curto com uma mensagem simples.

Escrevemos bilhetes para:

- avisar algo a alguém;

- não esquecer de um evento importante;

- lembrar de comprar um objeto; 

- recordar a data de uma consulta médica; entre outros.

Podemos escrever um bilhete para uma pessoa que mora na mesma casa que a gente, para um colega da escola e até para nós mesmos. 

Quem nunca precisou deixar um bilhete no material escolar para lembrar de levar um objeto para a escola? Ou ainda, quem já viu um bilhete na porta da geladeira com a data de uma consulta médica?

*Para ser um texto de leitura rápida, um bilhete, geralmente, tem uma mensagem objetiva e clara. 

Um bilhete pode ser escrito em um pedaço de papel, em uma agenda ou até mesmo no celular. 


Vejamos alguns exemplos de bilhete: 



ATIVIDADES:

1. Um bilhete é um gênero textual com:

A) (    ) texto longo com mensagem complexa.

B) (    ) texto curto com uma mensagem simples.

C) (    ) texto curto com uma mensagem complexa.

D) (    ) texto longo com uma mensagem simples.


2. Assinale as alternativas CORRETAS. Um bilhete pode ser escrito para:  

A) (    ) avisar algo a alguém.

B) (    ) lembrar de comprar um objeto.

C) (    ) receitar um medicamento.

D) (    ) lembrar de um evento importante.


3. Leia os bilhetes a seguir. Qual deles é o mais adequado?

A) (    )                                                                                              B) (    )


  • Leia com atenção o bilhete a seguir e responda às questões 4, 5 e 6.


4. Quem escreveu o bilhete?

______________________________________

5. Para quem o bilhete foi escrito?

______________________________________

6. O bilhete foi escrito para:

A) (    ) lembrar a data de uma consulta médica. 

B) (    ) avisar que acabou um item da geladeira.

C) (    ) avisar sobre um pedido da professora.

D) (    ) comunicar o endereço de uma festa.


7. Escreva um bilhete seguindo o roteiro a seguir.

A) Para quem o bilhete será escrito: Escolha um amigo da sua sala de aula.

B) Mensagem: lembrar de levar a garrafinha de água para a escola.

C) Quem escreve o bilhete? Você mesmo. *Assine o seu próprio nome no bilhete. 


Para baixar as atividades em .pdf clique aqui.






GABARITO: 1-B; 2-A,B,D; 3-A; 4-ANA CLARA; 5-HELOÍSA; 6-C.

Todos contra a dengue! Texto + atividades

Todos contra a dengue!

Todos nós vivemos, há alguns anos, tempos muito difíceis. Por conta de um vírus muito pequenininho, invisível aos nossos olhos, ficamos dentro de casa, não fomos à escola e fomos impedidos de ver muitos familiares e amigos. Graças a Deus e à Ciência, superamos a Covid-19 e pudemos nos reencontrar e voltar a frequentar a escola.



Acontece que agora, um outro perigo está rondando nossas vidas: uma doença chamada dengue. A dengue causa febre, mal-estar, dores de cabeça e, em sua forma mais grave, pode até matar.

A dengue é transmitida por um mosquito chamado Aedes Aegypti

Para combatê-lo é necessário destruir os locais onde ele pode nascer e crescer. E é muito fácil fazê-lo. Todos nós somos responsáveis e capazes de ajudar. O mais importante é não deixar água parada. Você pode ser um fiscal aí na sua casa. Quer saber como?

  • Não deixe garrafas abertas viradas com a boca para cima.
  • Verifique se existem pneus velhos, baldes ou embalagens com água parada.
  • Retire os pratinhos debaixo dos vasos de planta, ou então, coloque areia para a água não empoçar.

Colocando essas atitudes em prática, o mosquito transmissor da dengue não poderá nascer e nem crescer.

Você percebeu que cada um deve cuidar do próprio espaço? Por isso, é importante que cada um faça sua parte!

Todos juntos somos mais fortes que a dengue!


Veja a seguir a imagem das atividades. Ao final desta postagem, você encontrará um link para fazer o download das páginas. 

                                                       






Atividades

1. A dengue é transmitida através:

a) (    ) do mosquito Aedes Aegypti   

b) (    ) do vírus da Covid-19  

c) (    ) de água contaminada


2. Assinale as alternativas corretas. Entre os sintomas da dengue, estão:

a) (   ) febre

b) (   ) tosse

c) (   ) dor de cabeça

d) (   ) mal-estar


3. Assinale a alternativa INCORRETA. Todos nós somos responsáveis por combater a dengue. Para isso, devemos:
a) (  ) Guardar garrafas com a boca para baixo.
b) (  ) Remover os pratinhos debaixo dos vasos de plantas.
c) (  ) Deixar água parada sempre que possível.
d) (  ) Destruir todos os locais onde o mosquito Aedes Aegypti possa nascer e crescer.


4. Assinale as imagens que apresentam atitudes positivas no combate à dengue:

a) Esvaziar garrafas.

b) Deixar garrafas abertas com boca para cima.
c) Esvaziar baldes e recipientes.


5. Desembaralhe as palavras e escreva uma frase importante de conscientização no combate à dengue.

JUNTOS  -  TODOS  -  MAIS  -  SOMOS  -  QUE  -   A   -   FORTES  -  DENGUE!

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________      



Para baixar em .pdf, 👉 clique aqui 👈


Formar palavras - Atividades + vídeo

 Olá! tudo bem com você?


Hoje, o blog Alfabrinca trás até você as atividades "Formando Palavras". Com estas atividades, você poderá trabalhar o alfabeto maiúsculo, incentivar a consciência fonológica e ainda promover o processo de alfabetização com seus alunos. 

As atividades podem ser realizadas em sala de aula e são uma boa opção para tarefa de casa. Estas folhas de atividades também podem auxiliar na sondagem de hipóteses de escrita. 

Dica: Clique na imagem e só depois, clique com o botão direito do mouse e salve a imagem. Desta forma, a qualidade ficará melhor. 




Para complementar este trabalho, sugerimos compartilhar o vídeo a seguir. Nele, iniciamos estudando a formação das palavras BALA e BOLA, e na sequência, brincamos de formar novas palavras. 



Importante: este material é original e demandou esforços e recursos para ser desenvolvido. Para compartilhar este conteúdo, compartilhe o link deste blog. 
Não autorizamos a veiculação deste conteúdo em outros sites e/ou blogs. 
Não autorizamos a exclusão do nome "Alfabrinca" deste material. 

Aprecie sem moderação!

Bom trabalho e até a próxima!






Fichas de leitura: V, X e Z

 Olá! Tudo bem com você?

Dando continuidade ao compartilhamento das fichas de leitura, aqui estão as últimas fichas de leitura de consoantes: tratam-se das letras V, X e Z.

Este material foi desenvolvido na esperança de apoiar seu trabalho e incentivar a promoção da competência leitora de seus alunos. 

Importante: Reforçando o que já solicitamos anteriormente, não compartilhe este material diretamente em suas redes sociais; faça-o copiando e colando o link deste blog. Este material é original e demandou esforço e recursos para ser desenvolvido; contamos com a sua compreensão!

*Não autorizamos a divulgação deste material em outro site e/ou blog. 

Bom... chega de falar e vamos ao que interessa: as três últimas fichas de leitura que preparamos neste bloco. 





** Para salvar as fichas com maior qualidade, clique na imagem, e quando ela estiver ocupando toda a tela do seu celular ou computador, clique com o botão direito do seu mouse e clique em Salvar. 






Bom trabalho e até a próxima!



Fichas de leitura: R, S e T

 Olá! Tudo bem com você?

😏Hoje quero começar este post com uma pergunta: 

Você já é inscrito em nosso canal no Youtube? 

Ainda não? 

Tá esperando o que? 

Baixa as fichas de leitura e depois corre lá! 

É só entrar no Youtube e digitar ALFABRINCA!

Temos mais de 250 vídeos preparados especialmente para auxiliar seu trabalho!!!

Não esquece: baixou as fichas... correu pro ALFABRINCA no Youtube! 

Te espero lá!!


 👉Agora voltando às fichas...

Dando continuidade ao compartilhamento das Fichas de Leitura, neste post, você encontrará as fichas das consoantes R, S e T.

Como já orientamos anteriormente, clique na imagem da ficha, depois clique com o botão direito do seu mouse e escolha a opção Salvar Imagem. Desta forma, a qualidade da imagem ficará melhor. 

Esperamos que este material possa auxiliar seus alunos no processo de aprendizagem da habilidade leitora. 

Aprecie sem moderação ;)





Importante: Este material é original e demandou recursos e tempo para ser elabora, portanto, se você for compartilhá-lo com seus colegas, faça-o através do link do blog Alfabrinca na Rede!

Não autorizamos a postagem deste material em outros blogs e/ou sites. 

É proibida a exclusão do logotipo e do nome Alfabrinca deste material.


***

Bom trabalho e até a próxima!




Fichas de leitura: M, N, P e Q

 Olá! Tudo bem com você?

Dando continuidade ao compartilhamento de fichas de leitura, desta vez trazemos as fichas das consoantes M, N, P e Q. 

Clique na imagem e, então, salve em seu computador ou celular, assim, a qualidade ficará melhor!

Importante: este material é original e demandou esforço e recursos para ser preparado. 

Não exclua o nome ou o logotipo do material, ok? 

Não autorizamos a postagem deste conteúdo em outros sites e/ou blogs. 

Você está autorizado a compartilhar este material em suas redes sociais, desde que use o link do blog Alfabrinca na Rede. Do lado de cá, estamos empenhados em preparar conteúdos relevantes e que possam auxiliar seu trabalho em sala aula!

E no mais, conte com a gente! Mande sugestões de materiais importantes para você na sua prática pedagógica e desenvolveremos com alegria!

Crie o hábito de acessar o blog Alfabrinca na Rede todos os dias, pois estamos compartilhando muitas novidades por aqui.












Bom trabalho e até a próxima!



Prazer, eu sou o Alfabrinca!

Alfabrinca é o sonho realizado de uma pedagoga que, desde menina, era a professora de suas vizinhas e suas bonecas.  

Nossa história

Tudo começou em 2019, quando postamos nosso primeiro vídeo na plataforma Youtube. Com o tempo, muitos pedagogos e alunos se juntaram a nós, e hoje, contamos com mais de 200 vídeos, 5 milhões de visualizações e 46 mil inscritos. 

Nossos vídeos

Nossos vídeos são direcionados aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, alinhados às habilidades da BNCC, possuem linguagem simples e lúdica. E o melhor: são totalmente gratuitos. 



 
Parcerias


Nos anos de 2020 e 2021, tão desafiadores para todos nós, o canal Alfabrinca estabeleceu parcerias com municípios brasileiros, a exemplo de Cariacica, no Espírito Santo. Nosso conteúdo foi inserido nos planos de aula de muitos professores e transmitidos via internet e televisão. Os vídeos foram reproduzidos em aulas on-line, utilizados para despertar o interesse e consolidar conhecimentos. Além disso, alunos de Bauru (SP), Petrópolis (RJ) e Goiânia (GO) realizaram tarefas de casa tendo como base nossos vídeos.
 

Quem está por trás dos vídeos?


Karen Trefs, apaixonada por Educação. 
Publicitária - formada pela Universidade Metodista de São Paulo -, pedagoga – formada pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo, e pós-graduada em Alfabetização e Letramento – Universidade de São Caetano do Sul.  

***



I









Fichas de leitura: G, H, J, L

Oie!! Tudo bem com você?

Dando continuidade à elaboração de fichas de leitura, aprontamos com carinho as fichas para o trabalho com as famílias silábicas das consoantes G, H, J e L.

Faça o download gratuitamente! Você pode estar pensando: mas o que esse pessoal do Alfabrinca quer com essa distribuição de materiais?

A resposta é simples: queremos apoiar seu trabalho em sala de aula e promover a alfabetização em tempos tão difíceis quanto os que passamos e ainda estamos vivenciando!

Você pode encontrar nossos materiais através do blog Alfabrinca na Rede, em nossos perfis no Facebook e Instagram e ainda no Youtube: contamos com mais de duas centenas de vídeos voltados à Educação Infantil e Ensino Fundamental I. 

Nossos vídeos são alinhados à Base Nacional Curricular Comum e podem ser utilizados para sensibilizar, construir ou consolidar conhecimentos. Outra possibilidade é sugerir os vídeos como tarefa de casa.

Esperamos vocês no canal Alfabrinca no Youtube e em nossas redes sociais no Face e no Insta!

Pronto! 
Agora que falamos um pouquinho sobre nossos materiais, fique à vontade e aprecie sem moderação 😉.

Clique na imagem da ficha e salve a imagem no seu computador ou celular. 

Esperamos que este material seja útil a você e, principalmente, que incentive a leitura nos pequenos, a razão de acordarmos todos os dias com um sorriso no rosto e esperança de um futuro mais bonito!

Importante: este material exigiu tempo e recursos para ser desenvolvido e trata-se de conteúdo original. Você tem autorização para compartilhá-lo desde que utilizando o link do nosso blog, ok? 
***Não autorizamos a exclusão do logotipo e nome "Alfabrinca" das fichas. 








Bom trabalho e até a próxima!


Ficha de leitura + Atividades: Letra G

Olá! Tudo bem com você?

Trabalhar com as famílias silábicas pode auxiliar na aprendizagem e, também, pode permitir avaliar os avanços dos estudantes no processo de alfabetização.  

O método silábico é um dos mais populares no ensino da leitura e escrita. Através dele, o estudante é levado a compreender que uma sílaba é uma unidade de som, ressaltando a importância da pronúncia das sílabas. Pode ser ensinado de maneira organizada e sistematizada, partindo das sílabas simples até a compreensão das complexas.

O método silábico faz parte dos métodos sintéticos, e se organiza da parte para o todo, e a sílaba é a unidade linguística inicial para o ensino da leitura.


E para complementar seu trabalho, preparamos estas atividades e uma ficha de leitura da letra G. 

Importante: para compartilhar este material em suas redes sociais, utilize o link do nosso blog. 





Bom trabalho e até a próxima!



Fichas de leitura: B, C, D e F

 Olá!

Estamos preparando fichas de leitura para todas as letras do alfabeto. Por enquanto, já faça o download destas aqui 👇👇👇

Importante: para compartilhar nossos materiais, use sempre o link do blog.





Bom trabalho e até a próxima!