ALFABETO IMPRENSA MAIÚSCULO E MINÚSCULO - FICHAS DE ESCRITA TRACEJADA

Neste post, trazemos as fichas de escrita tracejada para trabalhar as letras do alfabeto imprensa maiúsculo e minúsculo. Ao cobrir a linha tracejada, as crianças tomam conhecimento da escrita das letras e começam a identificá-las, reconhecendo semelhanças e estabelecendo diferenças entre as formas maiúsculas e minúsculas das letras, bem como das letras entre si. 


Além da linha tracejada, o material traz números e setas que orientam os traços a serem feitos para a escrita da letra em questão. 

Veja a seguir as páginas do material. Ao final desta postagem, você encontrará um link para o download em pdf das fichas. 














Para fazer o download das fichas em pdf 👉👈

Grafomotricidade: usando a tesoura - Desenhos fofos

 Olá! Tudo bem com você?

Neste post, trazemos desenhos fofos para recortar. A intenção é estimular a habilidade de usar a tesoura com destreza, sem deixar de lado a segurança. 



Aprender a usar a tesoura é essencial para o desenvolvimento da grafomotricidade. Esta habilidade envolve a coordenação motora fina, fundamental para atividades como escrever e desenhar. 

Ao cortar papel, as crianças exercitam a precisão dos movimentos e fortalecem músculos das mãos e dos dedos. Além disso, o uso da tesoura promove a concentração e a atenção, estimulando a paciência e a perseverança. A prática do corte não só desenvolve a grafomotricidade, como também contribui para o aprendizado e a expressão artística das crianças.

Veja a seguir a imagem das páginas propostas. 

*Ao final deste post, você encontrará um link para fazer o download das páginas em pdf. 














Para fazer o download das páginas em pdf 👉clique aqui👈

Cores e números - Atividade de pintura

Tanto na Educação Infantil quanto nos Anos Iniciais do Fundamental I, o desenvolvimento de habilidades básicas é fundamental para o aprendizado futuro. Entre essas habilidades, a compreensão de números e cores desempenha um papel crucial. Nesta postagem, trazemos atividades para trabalhar os números e as cores. 

Trabalhar com números é essencial para estabelecer as bases da matemática. Desde a contagem até a resolução de problemas simples, a familiaridade com os números ajuda as crianças a entenderem quantidades e relações. Ao incorporar cores, podemos tornar essas atividades mais envolventes. 

As cores são uma parte vital do desenvolvimento da percepção visual. Ao explorar cores, as crianças aprimoram sua capacidade de reconhecer e diferenciar padrões. Essa habilidade é fundamental não apenas para a arte, mas também para a matemática, onde padrões numéricos são comuns. Ao combinar números e cores, estimulamos o cérebro a fazer conexões importantes.

A utilização de cores em atividades numéricas também incentiva a criatividade. Quando as crianças têm a oportunidade de pintar, desenhar ou criar arte com números e cores, elas expressam sua individualidade e criatividade. Esse tipo de interação torna o aprendizado mais agradável.

A seguir, veja as páginas de atividades que preparamos para o trabalho com números e cores. 

*Ao final desta postagem, você encontrará um link para fazer o download das páginas em pdf.











Para fazer o download das atividades em pdf 👉clique aqui👈

Fichas - DRA DRE DRI DRO DRU - Recurso pedagógico - Alfabetização

 Olá! Tudo bem com você?

Nesta postagem, trazemos uma sequência de fichas, atividades, jogos e painéis para apoiar o seu trabalho com as sílabas complexas DRA, DRE, DRI, DRO, DRU e DRÃO. 


O material está dividido em 7 blocos:

1) Painéis para sala de aula

2) Fichas para trabalhar consciência silábica

3) Fichas para reconhecimento da escrita das palavras

4) Fichas com imagens para usos diversos, como por exemplo, sondagem de escrita

5) Fichas tracejadas 

6) Fichas para análise das palavras (letras, sílabas e escrita da palavra)

7) Jogo da memória


Sugerimos a utilização das fichas para trabalhar /desenvolver:

- Consciência fonológica;

- Reconhecimento de letras inicias;

- Consciência silábica; 

- Diferenciar sons iniciais de sons finais;

- Reconhecer a escrita das palavras;

- Correspondências entre fonemas e grafemas;

- Praticar a escrita das palavras elencadas;

- Reconhecer a regularidade da escrita;

- Atender ao exposto nas seguintes habilidades da BNCC: 

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. 

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

(EF02LP05) Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).

(EF03LP02) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.


A seguir, você verá as imagens do material e nossa sugestão de uso: 

  • Painéis para expor em sala de aula como material de consulta.






  • Fichas para trabalhar:

segmentação das palavras em sílabas.










  • Fichas para reconhecimento da escrita das palavras.




  • Fichas com as imagens das palavras trabalhadas. Com elas, pode-se orientar:

- A segmentação em sílabas;

- Sondagens de escrita (Podem ser realizadas no início, no desenvolvimento e na conclusão do trabalho).




  • Fichas tracejadas para escrita das sílabas complexas e das palavras trabalhadas.




  • Fichas para analisar as palavras e completar com a(s): 

- Letras que compõem a palavra;

- Segmentação em sílabas;

- Escrita da palavra.




Para fazer o download do material em pdf 👉clique aqui 👈