Figuras geométricas - Kit Painéis + Atividades

Olá" Tudo bem com você?

Nesta postagem, trazemos um kit com o tema: Figuras Geométricas!


O kit conta com 14 páginas, onde você encontrará conteúdo para expor em sala de aula, atividades de reconhecimento e escrita das figuras, bem como atividades do tipo "recorte e cole".

Objetivos pedagógicos: Estudar as caracteríscas das figuras geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo). Estabelecer semelhanças e diferenças entre as figuras geométricas. Estabelecer semelhanças entre as figuras geométricas planas e os objetos do cotidiano. Atender ao exposto na seguinte habilidade da BNCC:

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos. 

A seguir, você verá as imagens das atividades.

*Ao final desta postagem, você encontrará um link para fazer o download do material em pdf.

















Para fazer o download do material em pdf 👉clique aqui👈

Educação para o Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030


Olá, tudo bem com você?

Nesta postagem, trazemos o tema "Educação para o Desenvolvimento Sustentável". A seguir, você conhecerá a importância de tratar esse tema e, para enriquecer a discussão, nos baseamos nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável expostos na Agenda 2030 das Nações Unidas.

                                      

Para começar, precisamos reconhecer que toda ação tomada no presente com relação ao meio ambiente, gera uma consequência para o futuro.

Uma forma de conscientizar pessoas e estimular as mudanças de atitude é a Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Mas, você sabe o que a expressão “Desenvolvimento Sustentável” significa?

Desenvolvimento Sustentável é o Conjunto das atividades humanas que são realizadas em favor do meio ambiente, para que seus efeitos não prejudiquem nem acabem com os recursos naturais (água, fauna, flora etc.) para as gerações futuras.

Agenda 2030


Desde setembro de 2015, o mundo está diante de um novo desafio: alcançar – até 2030 – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (os ODS).

Os ODS são um conjunto de 17 objetivos e 169 metas, adotado por 193 países-membros das Nações Unidas. Estes objetivos visam garantir uma vida sustentável, pacífica, próspera e equitativa na Terra, para todos, agora e no futuro.

Pessoas e instituições do mundo todo vêm se mobilizando e buscando formas de atingir as metas propostas pelos ODS.

As metas são ambiciosas, e aí encontramos a importância da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, já que um de seus principais objetivos é explicar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e conscientizar a população que o atingimento das metas é responsabilidade de todos, uma vez que serão necessárias mudanças de estilo de vida, atitudes e comportamento que conduzam à construção de sociedades mais sustentáveis.

Conhecendo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável


  • Objetivo 1: Erradicação da pobreza– Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
  • Objetivo 2: Fome zero e agricultura sustentável– Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
  • Objetivo 3: Saúde e bem-estar– Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
  • Objetivo 4: Educação de qualidade – Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
  • Objetivo 5: Igualdade de gênero – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
  • Objetivo 6: Água potável e saneamento – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.
  • Objetivo 7: Energia limpa e acessível – Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.
  • Objetivo 8: Trabalho decente e crescimento econômico– Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.
  • Objetivo 9: Indústria, inovação e infraestrutura – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
  • Objetivo 10: Redução das desigualdades – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.
  • Objetivo 11: Cidades e comunidades sustentáveis – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
  • Objetivo 12: Consumo e produção responsáveis – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
  • Objetivo 13: Ação contra a mudança global do clima – Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
  • Objetivo 14: Vida na água– Promover a conservação e o uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
  • Objetivo 15: Vida terrestre– Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
  • Objetivo 16: Paz, justiça e instituições eficazes – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
  • Objetivo 17: Parcerias e meios de implementação – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.


*Para apresentar este tema importante às crianças, preparamos um vídeo tratando desse conteúdo de forma lúdica. A seguir está o link para que você acesse o vídeo disponível no Canal Alfabrinca no Youtube:





Jogo Alfabeto - Letras imprensa maiúscula e minúscula

 Olá! Tudo bem com você?

Nesta postagem, trazemos um recurso que possibilitará o trabalho com os sons iniciais das palavras. 



A intenção é que os alunos recortem as 26 imagens, encontrem  e posicionem cada uma delas sobre a letra inicial correspondente.

Objetivos pedagógicos: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil. 

(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

(EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.


A seguir, você verá a imagem das folhas de atividades. 

*Ao final desta postagem, você encontrará um link para fazer o download das atividades em pdf. 









Para fazer o download do recurso em pdf 👉clique aqui 👈


Folha de atividades: Adição - Lápis

Olá! Tudo bem com você?

Nesta postagem, trazemos atividades envolvendo *Adições*.

A intenção é que os alunos resolvam as contas e, depois, pintem os resultados corretos.

Objetivos pedagógicos: Leitura, escrita e comparação de números naturais. Problemas envolvendo diferentes significados da adição (juntar, acrescentar). Trabalho com números de até 2 ordens. Atender ao exposto na habilidade da BNCC:

(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.


A seguir, você verá as imagens das folhas de atividades. 

*Ao final desta postagem, você encontrará um link para fazer o download do material em pdf.  





Para fazer o download do material em pdf 👉clique aqui👈

Atividades - Adição - Pintar bombons

 Olá! Tudo bem com você?

Nesta postagem, trazemos Atividades com contas de adição. A intenção é que os alunos pintem os bombons de acordo com o resultado das adições.

Objetivos pedagógicos: Leitura, escrita e comparação de números naturais. Problemas envolvendo diferentes significados da adição (juntar, acrescentar). Trabalho com números de até 2 ordens. Atender ao exposto na habilidade da BNCC:

(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.


A seguir, você verá as imagens das folhas de atividades. 

*Ao final desta postagem, você encontrará um link para fazer o download do material em pdf. 





Para fazer o download das atividades em pdf 👉clique aqui👈

Encontre os pares - Educação infantil - Luvas

 Olá! Tudo bem com você?

Nesta postagem, trazemos uma atividade de pareamento. O tema da atividade são *Luvas*. Um objeto do nosso vestuário, usado por crianças e adultos e que fazem parte do cotidiano dos alunos. 


A intenção pedagógica é trabalhar o bloco conceitual semelhanças e diferenças. 

Sugestões de uso: imprima as imagens das luvas em papel sulfite (ou mais grosso). Recorte as luvas e guarde um dos pares em uma cesta ou caixa. Entregue a cada um dos alunos, a outra luva do par. 

Passe a cesta ou a caixa entre os alunos e, um de cada vez, deve procurar o par correspondente à luva que recebeu. 

Depois, pode-se pedir que pendurem o par de luvas em um varal com pregadores de roupa. 

A seguir, você verá a imagem dos pares de luvas. No total, são 12 pares. Caso a turma seja maior, você pode imprimir em dobro e, então, terá 24 pares de luvas. 

*Você encontrará um link ao final desta postagem para fazer o download das imagens em pdf. No pdf você encontrará outras opções de imagens em par (meias, luvas e bolas esportivas). 





Para fazer o download do material em pdf 👉clique aqui👈

Sequência numérica - Lápis de cor - Recurso para sala de aula

 Olá! Tudo bem com você?

Nesta postagem, trazemos uma sequência numérica de 1 a 20. 

A intenção é que as imagens fiquem expostas em sala de aula.

Objetivos pedagógicos: Expor os números de 1 a 20 em sala de aula. O recurso ficará disponível para consulta. 

Veja a seguir a imagem do recurso.

*Ao final desta postagem, você encontrará um link para fazer o download do material em pdf.









Para fazer o download em pdf 👉clique aqui👈

Reta numérica - Atividades

 Olá! Tudo bem com você?

Nesta postagem, trazemos atividades de Adição e Subtração a serem resolvidas na Reta Numérica. 



Objetivos pedagógicos: Apresentar e identificar as características de uma reta numérica. Atender ao exposto nas seguintes habilidades da BNCC:

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. (EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica. (EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas. (EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais. (EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.

Veja a seguir, as imagens das folhas de atividades:

*Ao final desta postagem, você encontrará um link para fazer o download das atividades em pdf.




Para fazer o download das atividades em pdf 👉clique aqui👈


Painel - Reta Numérica

Olá! Nesta postagem trazemos um painel com uma RETA NUMÉRICA para sala de aula. 


Objetivos pedagógicos: Apresentar e identificar as características de uma reta numérica. Atender ao exposto nas seguintes habilidades da BNCC:

(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. (EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, com e sem suporte da reta numérica. (EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas. (EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.


A seguir, estão as imagens grandes do painel para imprimir, recortar e montar.

*Ao final desta postagem, você encontrará um link para fazer o download do painel em pdf.




Para fazer o download do painel em pdf 👉clique aqui👈


Encontre os pares - Educação infantil - Meias

 Olá! Tudo bem com você?

Nesta postagem, trazemos uma atividade de pareamento. O tema da atividade são *Meias*. Um objeto do nosso vestuário, usado por crianças e adultos e que fazem parte do cotidiano dos alunos. 

A intenção pedagógica é trabalhar o bloco conceitual semelhanças e diferenças. 

Sugestões de uso: imprima a imagem das meias em papel sulfite (ou mais grosso). Recorte as meias e guarde um dos pares em uma cesta ou caixa. Entregue a cada um dos alunos, a outra meia do par. 

Passe a cesta ou a caixa entre os alunos e, um de cada vez, deve procurar o par correspondente à meia que recebeu. 

Depois, pode-se pedir que pendurem o par de meia em um varal com pregadores de roupa. 


A seguir, você verá a imagem dos pares de meia. No total, são 12 pares. Caso a turma seja maior, você pode imprimir em dobro e, então, terá 24 pares de meia. 

*Você encontrará um link ao final desta postagem para fazer o download das imagens em pdf. No pdf você encontrará outras opções de imagens em par (meias, luvas e bolas esportivas). 







Para fazer o download do material em pdf 👉clique aqui👈

Kit Atividades: Números 1 a 9 - Aquário

Olá! Nesta postagem, trazemos um material para trabalhar os números de 1 a 9. 

Para contextualizar e despertar o interesse dos alunos, escolhemos o tema Aquário!

Nas atividades, os alunos serão incentivados a enfeitar os números, de forma a reconhecer a escrita; e, depois, relacionar o número à quantidade de peixes no aquário. Para tanto, deverão pintar, recortar e colar a quantidade correta no aquário. 

Objetivos pedagógicos - Atendimento às seguintes habilidades da BNCC Infantil e Fund.I: 

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

(EI02ET08) Registrar com números a quantidade de crianças (meninas e meninos, presentes e ausentes) e a quantidade de objetos da mesma natureza (bonecas, bolas, livros etc.).

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

A seguir, você verá as imagens das atividades. 

*Ao final desta postagem, você encontrará um link para fazer o download do material em pdf.













Para fazer o download do material em pdf 👉clique aqui👈