Atividades BRA BRE BRI BRO BRU para imprimir

Em sala de aula, jogos e brincadeiras são estratégias relevantes para sensibilizar os alunos para um tema e, também, consolidar conhecimentos enquanto garante-se ludicidade ao processo de aprendizagem. Esses recursos desenvolvem a socialização, a cooperação, o autocontrole e o trabalho em grupo. Além disso, estimulam a motricidade e o desenvolvimento físico, uma vez que requerem a utilização de objetos como tesoura, cola, dado, entre outros. O uso de recursos pedagógicos diversificados estimula os estudantes a desenvolver a criatividade e a imaginação e, esta é uma maneira de promover a autonomia e o protagonismo no processo de aprendizagem. 





Neste material você encontrará estratégias diferentes para trabalhar a sílaba complexa BR:

- Quebra-cabeça: formado por 10 peças. O recurso pode ser montado individualmente ou em duplas.

- Dado: a intenção é que dois grupos se desafiem. Cada um joga o dado e, dependendo, do que aparecer na face do dado, o grupo deve dizer uma palavra que contenha a sílaba em questão.

- Fichas para formar palavras: 12 fichas e uma página com sílabas recortáveis. Os alunos deverão juntar as sílabas e formar palavras que contêm a sílaba complexa BR.

- Ficha de leitura: ficha contendo todas as palavras trabalhadas neste material. 

Veja, a seguir, as imagens do material.

*Ao final desta postagem, você encontrará um link para fazer o download deste recurso em pdf. 











Para fazer o download do material em pdf 👉 clique aqui👈



Bingo: sílabas complexas

Olá! Nesta postagem trazemos o Bingo das Sílabas Complexas. 

Neste material você encontrará sílabas para recortar. São elas que você deve colocar em um saco ou pote para fazer o sorteio. Além dessas sílabas, você terá um conjunto com 22 cartelas. Cada cartela contém 9 sílabas complexas. 

Distribua as cartelas entre os alunos e oriente sobre como o bingo funciona. 

Você sorteia uma sílaba e o aluno confere se tem ou não a sílaba em sua cartela. Se tiver, marca com um objeto (pode ser feijão, tampinha, clips, ou outro). 

Vence a brincadeira o aluno que completar todas as sílabas da cartela. 

*Caso você queira que os alunos marquem as sílabas sorteadas com lápis ou caneta, você pode plastificar as cartelas.

Veja a seguir as imagens do material.

*Ao final desta postagem, você encontrará um link para fazer o download do material em pdf. 














Para fazer o download do material em pdf 👉clique aqui👈 

Bingo - Sílabas simples

Olá! Tudo bem?

Nesta postagem, trazemos um recurso lúdico e colorido que tem por objetivo estimular a consciência fonológica em crianças em processo de alfabetização: o bingo das sílabas simples. 

Neste material, você encontrará:

- Sílabas simples para recortar (Você deverá recortá-las e colocá-las em uma sacola ou pote. Essas são as sílabas que você vai sortear e ler para os alunos).

- 22 cartelas com 9 sílabas cada uma (Entregar uma cartela para cada aluno. Você poderá distribuir feijões, tampinhas ou outro objeto para que cada aluno marque em sua cartela, as sílabas sorteadas. Ganha quem completar a cartela primeiro).

Veja a seguir as imagens do recurso. 

*Ao final desta postagem você encontrará um link para o download do material em pdf. 

















Para fazer o download do material em pdf 👉clique aqui 👈

Documento - Empréstimo de livros - Biblioteca Escolar

 Olá! Tudo bem?


Nesta postagem, preparamos um documento para controlar a retirada e a devolução de livros da biblioteca escolar. 

Nossa intenção é facilitar a organização desse trabalho que possibilita o contato dos educandos com o mundo mágico da literatura! 

Ao fim desta postagem, você encontrará o link para fazer o download em pdf.



Para download em pdf 👉clique aqui👈

Apostila - Os Números - 0 a 9

Olá! Tudo bem?

Nesta postagem trazemos uma sequência de atividades com os números de 0 a 9. 




As atividades contemplam os algarismos individualmente e apoiam o trabalho com contagem de rotina, reconhecimento da presença dos números no cotidiano e a noção de quantidade.

O material foi desenvolvido com vistas a atender as habilidades da BNCC descritas a seguir:

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

Veja a seguir, as páginas com as atividades. 

*Você encontrará um link para fazer o download das atividades no fim desta postagem.

















Para fazer o download das atividades 👉clique aqui👈