No blog Alfabrinca você encontrará conteúdos como: atividades para uso em sala de aula, tarefa para casa, fichas de leitura e sequências didáticas voltadas para Educação Infantil, Alfabetização e Ensino Fundamental - Anos Iniciais.
Apresentamos a seguir opções de atividades que podem ser
impressas e entregues aos estudantes em sala de aula. Para salvar as imagens, siga
os passos a seguir:
Clique na imagem para aumenta-la e, só então, clique com o
botão direito do mouse e selecione a opção “Salvar imagem como”. Ao fim desse
post, você encontrará uma opção para fazer o download das atividades em pdf.
Atividades de colorir: Brincar de colorir incentiva a
criança a despertar sua criatividade e requer o uso da imaginação, além de
estimular habilidades importantes ao seu desenvolvimento. Colorir promove a
coordenação motora fina, estimula a concentração, o aprendizado das cores e pode
se tornar um momento relevante de expressar emoções.
Atividades de pintura dirigida: Colorir desperta a imaginação e a criatividade dos estudantes. Essas atividades podem ajudar no conhecimento das cores, dos números e da leitura de legendas. Além disso, são momentos de desenvolvimento de habilidades como, percepção visual e estimulação da coordenação.
Atividades de tracejado: O objetivo principal dessa
atividade é estimular a coordenação motora fina dos estudantes. Além disso, são
boas opções para desenvolver a habilidade de concentração e percepção visual.
Atividades de encontrar a imagem diferente: Trabalhar semelhanças e diferenças é essencial para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Identificar qual é a imagem diferente quer ajudar no desenvolvimento do foco e da atenção. Além disso, o trabalho com esse tipo de atividade ajuda a desenvolver o respeito às diferenças.
O dia 22 de março é muito importante para todos nós! Nesta data é comemorado o Dia Mundial da Água!
A data foi instituída na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada em 1992, no Rio de Janeiro. Durante essa conferência, no dia 22 de março, foi divulgada a Declaração Universal dos Direitos da Água, um documento que evidencia a importância da conservação desse patrimônio do nosso planeta. Veja alguns artigos desse documento tão importante:
Art. 1º A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de
todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos
conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a
agricultura.
Art. 6º: A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor
econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e
dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do
mundo.
Art.: 7º: A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De
maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e
discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento
ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
A água é essencial para a vida na Terra e, por isso, a conscientização de sua importância é vital para a manutenção desse recurso natural.
Os seres humanos não utilizam a água apenas para matar a sede, mas realizam diversas atividades, como por exemplo, higienizar o corpo e preparar os alimentos.
A água é utilizada também nas indústrias, onde faz parte de processos industriais, da composição de produtos e também da limpeza dos ambientes. Além disso, é utilizada na agricultura: como as plantações poderiam crescer sem água?
Essas são algumas das razões de a água ser tão importante e de a sua conservação ser prioridade em nossas vidas. Mas, você sabe como preservar a água?
Aí vão algumas dicas:
não jogar lixo em locais impróprios;
praticar a reciclagem de materiais;
fazer uso consciente da água no dia a dia (tomando banhos mais curtos, evitando o desperdício na lavagem de quintais e calçadas, entre outros);
não poluir rios, mares e oceanos.
Que a importância da água não seja lembrada apenas no dia 22 de março, mas sim, em todos os dias do ano!
Viva o Dia Mundial da Água! Viva a água do nosso planeta!
ATIVIDADES
1. O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março. A data é celebrada: A) ( ) no Rio de Janeiro, apenas. B) ( ) somente no Brasil. C) ( ) nos países vizinhos ao Brasil. D) ( ) no mundo todo.
2. Qual é o nome do importante documento divulgado em 1992, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento?
Uma lista é um texto que usamos para organizar atividades no nosso dia a dia. Nela, escrevemos:
nomes de pessoas;
objetos;
lugares;
animais;
materiais escolares, entre outros.
Em uma lista. os itens são escritos um embaixo do outro e, podem estar ordem alfabética, ordem de importância, do mais caro ao mais barato e assim por diante.
Podemos escrever listas em folhas de caderno, em um pedaço de papel, no computador e até mesmo no celular.
Vejamos alguns exemplos de lista:
Através desses exemplos, podemos perceber que esse gênero textual pode ser utilizado em diferentes momentos, como por exemplo, na lista de chamada da professora,na lista de convidados de uma festa e na lista de compras da feira.
ATIVIDADES
1. Em uma lista, os itens são escritos:
A) ( ) Um ao lado do outro.
B) ( ) Um embaixo do outro.
C) ( ) Todos juntos em uma única linha.
D) ( ) Da direita para a esquerda.
2. Assinale V para Verdadeiro e F para falso.
A) ( ) Todas as listas devem ser escritas em ordem alfabética.
B) ( ) As listas de compras são muito usadas no dia a dia.
C) ( ) As listas podem ser organizadas por ordem de preferência.
D) ( ) As listas devem ser escritas apenas em celulares.
3. Em uma escola, as listas de chamada dos alunos são escritas em ordem:
A) ( ) de preferência.
B) ( ) de preço.
C) ( ) alfabética.
D) ( ) de importância.
4. Leia a lista a seguir com atenção.
A pessoa que escreveu essa lista, provavelmente, estava:
A) ( ) indo à feira fazer compras.
B) ( ) se organizando para ir à escola.
C) ( ) comprando material escolar.
D) ( ) arrumando as malas para viajar.
5. As listas a seguir foram feitas para organizar, respectivamente:
A) ( ) sabores de suco e de sorvete.
B) () sabores de bolo e de suco.
C) ( ) sabores de sorvete e de suco.
D) ( ) sabores de sorvete e de bolo.
6. Agora é a sua vez! Crie uma lista com suas brincadeiras preferidas.
Bilhete é um texto curto com uma mensagem simples.
Escrevemos bilhetes para:
- avisar algo a alguém;
- não esquecer de um evento importante;
- lembrar de comprar um objeto;
- recordar a data de uma consulta médica; entre outros.
Podemos escrever um bilhete para uma pessoa que mora na mesma casa que a gente, para um colega da escola e até para nós mesmos.
Quem nunca precisou deixar um bilhete no material escolar para lembrar de levar um objeto para a escola? Ou ainda, quem já viu um bilhete na porta da geladeira com a data de uma consulta médica?
*Para ser um texto de leitura rápida, um bilhete, geralmente, tem uma mensagem objetiva e clara.
Um bilhete pode ser escrito em um pedaço de papel, em uma agenda ou até mesmo no celular.
Vejamos alguns exemplos de bilhete:
ATIVIDADES:
1. Um bilhete é um gênero textual com:
A) ( ) texto longo com mensagem complexa.
B) ( ) texto curto com uma mensagem simples.
C) ( ) texto curto com uma mensagem complexa.
D) ( ) texto longo com uma mensagem simples.
2. Assinale as alternativas CORRETAS. Um bilhete pode ser escrito para:
A) ( ) avisar algo a alguém.
B) ( ) lembrar de comprar um objeto.
C) ( ) receitar um medicamento.
D) ( ) lembrar de um evento importante.
3. Leia os bilhetes a seguir. Qual deles é o mais adequado?
A) ( ) B) ( )
Leia com atenção o bilhete a seguir e responda às questões 4, 5 e 6.
4. Quem escreveu o bilhete?
______________________________________
5. Para quem o bilhete foi escrito?
______________________________________
6. O bilhete foi escrito para:
A) ( ) lembrar a data de uma consulta médica.
B) ( ) avisar que acabou um item da geladeira.
C) ( ) avisar sobre um pedido da professora.
D) ( ) comunicar o endereço de uma festa.
7. Escreva um bilhete seguindo o roteiro a seguir.
A) Para quem o bilhete será escrito: Escolha um amigo da sua sala de aula.
B) Mensagem: lembrar de levar a garrafinha de água para a escola.
C) Quem escreve o bilhete? Você mesmo. *Assine o seu próprio nome no bilhete.
Todos nós vivemos, há alguns anos, tempos muito difíceis.
Por conta de um vírus muito pequenininho, invisível aos nossos olhos, ficamos
dentro de casa, não fomos à escola e fomos impedidos de ver muitos familiares e
amigos. Graças a Deus e à Ciência, superamos a Covid-19 e pudemos nos reencontrar e voltar a
frequentar a escola.
Acontece que agora, um outro perigo está rondando nossas
vidas: uma doença chamada dengue. A dengue causa febre, mal-estar, dores de
cabeça e, em sua forma mais grave, pode até matar.
A dengue é transmitida por um mosquito chamado Aedes
Aegypti.
Para combatê-lo é necessário destruir os locais onde ele pode nascer e
crescer. E é muito fácil fazê-lo. Todos nós somos responsáveis e capazes de ajudar.
O mais importante é não deixar água parada. Você pode ser um fiscal aí na sua casa. Quer saber como?
Não deixe garrafas abertas viradas com a boca para cima.
Verifique se existem pneus velhos, baldes ou embalagens com
água parada.
Retire os pratinhos debaixo dos vasos de planta, ou então, coloque
areia para a água não empoçar.
Colocando essas atitudes em prática, o mosquito transmissor
da dengue não poderá nascer e nem crescer.
Você percebeu que cada um deve cuidar do próprio espaço? Por isso, é importante que cada um faça sua parte!
Todos juntos somos mais fortes que a dengue!
Veja a seguir a imagem das atividades. Ao final desta postagem, você encontrará um link para fazer o download das páginas.
Atividades
1. A dengue é transmitida através:
a) ( ) do mosquito Aedes Aegypti
b) ( ) do vírus da Covid-19
c) ( ) de água contaminada
2. Assinale as alternativas corretas. Entre os sintomas da dengue, estão:
a) ( ) febre
b) ( ) tosse
c) ( ) dor de cabeça
d) ( ) mal-estar
3. Assinale a alternativa INCORRETA. Todos nós somos responsáveis por combater a dengue. Para isso, devemos: a) ( ) Guardar garrafas com a boca para baixo. b) () Remover os pratinhos debaixo dos vasos de plantas. c) ( ) Deixar água parada sempre que possível. d) ( ) Destruir todos os locais onde o mosquito Aedes Aegypti possa nascer e crescer.
4. Assinale as imagens que apresentam atitudes positivas no combate à dengue:
a) Esvaziar garrafas.
b) Deixar garrafas abertas com boca para cima.
c) Esvaziar baldes e recipientes.
5. Desembaralhe as palavras e escreva uma frase importante de conscientização no combate à dengue.
JUNTOS - TODOS - MAIS - SOMOS - QUE - A - FORTES - DENGUE!
Hoje, o blog Alfabrinca trás até você as atividades "Formando Palavras". Com estas atividades, você poderá trabalhar o alfabeto maiúsculo, incentivar a consciência fonológica e ainda promover o processo de alfabetização com seus alunos.
As atividades podem ser realizadas em sala de aula e são uma boa opção para tarefa de casa. Estas folhas de atividades também podem auxiliar na sondagem de hipóteses de escrita.
Dica: Clique na imagem e só depois, clique com o botão direito do mouse e salve a imagem. Desta forma, a qualidade ficará melhor.
Para complementar este trabalho, sugerimos compartilhar o vídeo a seguir. Nele, iniciamos estudando a formação das palavras BALA e BOLA, e na sequência, brincamos de formar novas palavras.
Importante: este material é original e demandou esforços e recursos para ser desenvolvido. Para compartilhar este conteúdo, compartilhe o link deste blog.
Não autorizamos a veiculação deste conteúdo em outros sites e/ou blogs.
Não autorizamos a exclusão do nome "Alfabrinca" deste material.