No blog Alfabrinca você encontrará conteúdos como: atividades para uso em sala de aula, tarefa para casa, fichas de leitura e sequências didáticas voltadas para Educação Infantil, Alfabetização e Ensino Fundamental - Anos Iniciais.
Apresentamos a seguir opções de atividades que podem ser
impressas e entregues aos estudantes em sala de aula. Para salvar as imagens, siga
os passos a seguir:
Clique na imagem para aumenta-la e, só então, clique com o
botão direito do mouse e selecione a opção “Salvar imagem como”. Ao fim desse
post, você encontrará uma opção para fazer o download das atividades em pdf.
Atividades de colorir: Brincar de colorir incentiva a
criança a despertar sua criatividade e requer o uso da imaginação, além de
estimular habilidades importantes ao seu desenvolvimento. Colorir promove a
coordenação motora fina, estimula a concentração, o aprendizado das cores e pode
se tornar um momento relevante de expressar emoções.
Atividades de pintura dirigida: Colorir desperta a imaginação e a criatividade dos estudantes. Essas atividades podem ajudar no conhecimento das cores, dos números e da leitura de legendas. Além disso, são momentos de desenvolvimento de habilidades como, percepção visual e estimulação da coordenação.
Atividades de tracejado: O objetivo principal dessa
atividade é estimular a coordenação motora fina dos estudantes. Além disso, são
boas opções para desenvolver a habilidade de concentração e percepção visual.
Atividades de encontrar a imagem diferente: Trabalhar semelhanças e diferenças é essencial para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Identificar qual é a imagem diferente quer ajudar no desenvolvimento do foco e da atenção. Além disso, o trabalho com esse tipo de atividade ajuda a desenvolver o respeito às diferenças.
O dia 22 de março é muito importante para todos nós! Nesta data é comemorado o Dia Mundial da Água!
A data foi instituída na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada em 1992, no Rio de Janeiro. Durante essa conferência, no dia 22 de março, foi divulgada a Declaração Universal dos Direitos da Água, um documento que evidencia a importância da conservação desse patrimônio do nosso planeta. Veja alguns artigos desse documento tão importante:
Art. 1º A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de
todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos
conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a
agricultura.
Art. 6º: A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor
econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e
dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do
mundo.
Art.: 7º: A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De
maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e
discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento
ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
A água é essencial para a vida na Terra e, por isso, a conscientização de sua importância é vital para a manutenção desse recurso natural.
Os seres humanos não utilizam a água apenas para matar a sede, mas realizam diversas atividades, como por exemplo, higienizar o corpo e preparar os alimentos.
A água é utilizada também nas indústrias, onde faz parte de processos industriais, da composição de produtos e também da limpeza dos ambientes. Além disso, é utilizada na agricultura: como as plantações poderiam crescer sem água?
Essas são algumas das razões de a água ser tão importante e de a sua conservação ser prioridade em nossas vidas. Mas, você sabe como preservar a água?
Aí vão algumas dicas:
não jogar lixo em locais impróprios;
praticar a reciclagem de materiais;
fazer uso consciente da água no dia a dia (tomando banhos mais curtos, evitando o desperdício na lavagem de quintais e calçadas, entre outros);
não poluir rios, mares e oceanos.
Que a importância da água não seja lembrada apenas no dia 22 de março, mas sim, em todos os dias do ano!
Viva o Dia Mundial da Água! Viva a água do nosso planeta!
ATIVIDADES
1. O Dia Mundial da Água é comemorado no dia 22 de março. A data é celebrada: A) ( ) no Rio de Janeiro, apenas. B) ( ) somente no Brasil. C) ( ) nos países vizinhos ao Brasil. D) ( ) no mundo todo.
2. Qual é o nome do importante documento divulgado em 1992, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento?
Uma lista é um texto que usamos para organizar atividades no nosso dia a dia. Nela, escrevemos:
nomes de pessoas;
objetos;
lugares;
animais;
materiais escolares, entre outros.
Em uma lista. os itens são escritos um embaixo do outro e, podem estar ordem alfabética, ordem de importância, do mais caro ao mais barato e assim por diante.
Podemos escrever listas em folhas de caderno, em um pedaço de papel, no computador e até mesmo no celular.
Vejamos alguns exemplos de lista:
Através desses exemplos, podemos perceber que esse gênero textual pode ser utilizado em diferentes momentos, como por exemplo, na lista de chamada da professora,na lista de convidados de uma festa e na lista de compras da feira.
ATIVIDADES
1. Em uma lista, os itens são escritos:
A) ( ) Um ao lado do outro.
B) ( ) Um embaixo do outro.
C) ( ) Todos juntos em uma única linha.
D) ( ) Da direita para a esquerda.
2. Assinale V para Verdadeiro e F para falso.
A) ( ) Todas as listas devem ser escritas em ordem alfabética.
B) ( ) As listas de compras são muito usadas no dia a dia.
C) ( ) As listas podem ser organizadas por ordem de preferência.
D) ( ) As listas devem ser escritas apenas em celulares.
3. Em uma escola, as listas de chamada dos alunos são escritas em ordem:
A) ( ) de preferência.
B) ( ) de preço.
C) ( ) alfabética.
D) ( ) de importância.
4. Leia a lista a seguir com atenção.
A pessoa que escreveu essa lista, provavelmente, estava:
A) ( ) indo à feira fazer compras.
B) ( ) se organizando para ir à escola.
C) ( ) comprando material escolar.
D) ( ) arrumando as malas para viajar.
5. As listas a seguir foram feitas para organizar, respectivamente:
A) ( ) sabores de suco e de sorvete.
B) () sabores de bolo e de suco.
C) ( ) sabores de sorvete e de suco.
D) ( ) sabores de sorvete e de bolo.
6. Agora é a sua vez! Crie uma lista com suas brincadeiras preferidas.
Bilhete é um texto curto com uma mensagem simples.
Escrevemos bilhetes para:
- avisar algo a alguém;
- não esquecer de um evento importante;
- lembrar de comprar um objeto;
- recordar a data de uma consulta médica; entre outros.
Podemos escrever um bilhete para uma pessoa que mora na mesma casa que a gente, para um colega da escola e até para nós mesmos.
Quem nunca precisou deixar um bilhete no material escolar para lembrar de levar um objeto para a escola? Ou ainda, quem já viu um bilhete na porta da geladeira com a data de uma consulta médica?
*Para ser um texto de leitura rápida, um bilhete, geralmente, tem uma mensagem objetiva e clara.
Um bilhete pode ser escrito em um pedaço de papel, em uma agenda ou até mesmo no celular.
Vejamos alguns exemplos de bilhete:
ATIVIDADES:
1. Um bilhete é um gênero textual com:
A) ( ) texto longo com mensagem complexa.
B) ( ) texto curto com uma mensagem simples.
C) ( ) texto curto com uma mensagem complexa.
D) ( ) texto longo com uma mensagem simples.
2. Assinale as alternativas CORRETAS. Um bilhete pode ser escrito para:
A) ( ) avisar algo a alguém.
B) ( ) lembrar de comprar um objeto.
C) ( ) receitar um medicamento.
D) ( ) lembrar de um evento importante.
3. Leia os bilhetes a seguir. Qual deles é o mais adequado?
A) ( ) B) ( )
Leia com atenção o bilhete a seguir e responda às questões 4, 5 e 6.
4. Quem escreveu o bilhete?
______________________________________
5. Para quem o bilhete foi escrito?
______________________________________
6. O bilhete foi escrito para:
A) ( ) lembrar a data de uma consulta médica.
B) ( ) avisar que acabou um item da geladeira.
C) ( ) avisar sobre um pedido da professora.
D) ( ) comunicar o endereço de uma festa.
7. Escreva um bilhete seguindo o roteiro a seguir.
A) Para quem o bilhete será escrito: Escolha um amigo da sua sala de aula.
B) Mensagem: lembrar de levar a garrafinha de água para a escola.
C) Quem escreve o bilhete? Você mesmo. *Assine o seu próprio nome no bilhete.
Hoje, o blog Alfabrinca trás até você as atividades "Formando Palavras". Com estas atividades, você poderá trabalhar o alfabeto maiúsculo, incentivar a consciência fonológica e ainda promover o processo de alfabetização com seus alunos.
As atividades podem ser realizadas em sala de aula e são uma boa opção para tarefa de casa. Estas folhas de atividades também podem auxiliar na sondagem de hipóteses de escrita.
Dica: Clique na imagem e só depois, clique com o botão direito do mouse e salve a imagem. Desta forma, a qualidade ficará melhor.
Para complementar este trabalho, sugerimos compartilhar o vídeo a seguir. Nele, iniciamos estudando a formação das palavras BALA e BOLA, e na sequência, brincamos de formar novas palavras.
Importante: este material é original e demandou esforços e recursos para ser desenvolvido. Para compartilhar este conteúdo, compartilhe o link deste blog.
Não autorizamos a veiculação deste conteúdo em outros sites e/ou blogs.
Não autorizamos a exclusão do nome "Alfabrinca" deste material.
Dando continuidade ao compartilhamento das fichas de leitura, aqui estão as últimas fichas de leitura de consoantes: tratam-se das letras V, X e Z.
Este material foi desenvolvido na esperança de apoiar seu trabalho e incentivar a promoção da competência leitora de seus alunos.
Importante: Reforçando o que já solicitamos anteriormente, não compartilhe este material diretamente em suas redes sociais; faça-o copiando e colando o link deste blog. Este material é original e demandou esforço e recursos para ser desenvolvido; contamos com a sua compreensão!
*Não autorizamos a divulgação deste material em outro site e/ou blog.
Bom... chega de falar e vamos ao que interessa: as três últimas fichas de leitura que preparamos neste bloco.
** Para salvar as fichas com maior qualidade, clique na imagem, e quando ela estiver ocupando toda a tela do seu celular ou computador, clique com o botão direito do seu mouse e clique em Salvar.
Temos mais de 250 vídeos preparados especialmente para auxiliar seu trabalho!!!
Não esquece: baixou as fichas... correu pro ALFABRINCA no Youtube!
Te espero lá!!
👉Agora voltando às fichas...
Dando continuidade ao compartilhamento das Fichas de Leitura, neste post, você encontrará as fichas das consoantes R, S e T.
Como já orientamos anteriormente, clique na imagem da ficha, depois clique com o botão direito do seu mouse e escolha a opção Salvar Imagem. Desta forma, a qualidade da imagem ficará melhor.
Esperamos que este material possa auxiliar seus alunos no processo de aprendizagem da habilidade leitora.
Aprecie sem moderação ;)
Importante: Este material é original e demandou recursos e tempo para ser elabora, portanto, se você for compartilhá-lo com seus colegas, faça-o através do link do blog Alfabrinca na Rede!
Não autorizamos a postagem deste material em outros blogs e/ou sites.
É proibida a exclusão do logotipo e do nome Alfabrinca deste material.
Dando continuidade ao compartilhamento de fichas de leitura, desta vez trazemos as fichas das consoantes M, N, P e Q.
Clique na imagem e, então, salve em seu computador ou celular, assim, a qualidade ficará melhor!
Importante: este material é original e demandou esforço e recursos para ser preparado.
Não exclua o nome ou o logotipo do material, ok?
Não autorizamos a postagem deste conteúdo em outros sites e/ou blogs.
Você está autorizado a compartilhar este material em suas redes sociais, desde que use o link do blog Alfabrinca na Rede. Do lado de cá, estamos empenhados em preparar conteúdos relevantes e que possam auxiliar seu trabalho em sala aula!
E no mais, conte com a gente! Mande sugestões de materiais importantes para você na sua prática pedagógica e desenvolveremos com alegria!
Crie o hábito de acessar o blog Alfabrinca na Rede todos os dias, pois estamos compartilhando muitas novidades por aqui.